MENU

BUSCA

Ministério da Agricultura avalia caso atípico de vaca louca em MT, diz Folha

Brasil já registrou ao menos dois casos de atípicos de vaca louca, que não apresentam risco de transmissão da doença

Reuters

O Ministério da Agricultura está avaliando uma suspeita de caso atípico de vaca louca em Mato Grosso, informou o jornal Folha de S.Paulo nesta sexta-feira.

O caso está sob investigação, mas ainda sem confirmação se é uma Encefalopatia Espongiforme Bovina, acrescentou o jornal.

O Brasil já registrou ao menos dois casos de atípicos de vaca louca, que não apresentam risco de transmissão da doença. Ainda assim, no final de 2012, países importadores decretaram restrições à carne do país, o maior exportador de carne bovina.

Procurado, o ministério não confirmou que investiga suspeita de caso atípico de vaca louca. Disse apenas que há uma investigação laboratorial em andamento, sem especificar, cujo resultado será divulgado nos próximos dias.

A pasta afirmou que o caso investigado foi detectado em uma "ação rotineira, o que demonstra a eficiência do sistema agropecuário brasileiro".

No caso atípico de vaca louca, que ocorre de forma esporádica e espontânea, principalmente em animais mais velhos, não há relação com a ingestão pelos animais de ração contaminada.

No caso clássico, a doença é transmitida por ração contaminada com o príon, por ter sido elaborada com produtos obtidos de animais infectados.

Brasil