MENU

BUSCA

Mais de 1.600 pessoas foram resgatadas de trabalho escravo em 2021

Esta sexta (28) marca o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

Agência Brasil

Em todo o ano passado, o Ministério Público do Trabalho participou de operações conjuntas responsáveis por resgatar 1.671 trabalhadores vítimas da escravidão contemporânea.

VEJA MAIS

Seis trabalhadores são resgatados em condições análogas às de escravo no Pará
No grupo estavam três adolescentes que trabalhavam no roço de juquira, atividade que se encontra na Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil

Resgatada de trabalho escravo, doméstica vai receber R$ 300 mil de indenização
Ela foi submetida a essa condição por cerca de 25 anos, até ser resgatada em junho deste ano após denúncias anônimas

Em comunicado divulgado nesta quinta-feira (27), o órgão informou que recebeu 1.415 denúncias de trabalho escravo, aliciamento e tráfico de trabalhadores no ano passado, número 70% maior que em 2020.  

Em apenas uma das operações, realizada em outubro de 2021, 116 pessoas foram resgatadas pelo grupo móvel nacional em uma fazenda de Água Fria de Goiás. Elas trabalhavam na colheita de palha para cigarros da empresa Souza Paiol. 

Empresário morto em queda de avião era réu por manter trabalho escravo no Pará
Celso Silveira Mello Filho era reincidente em 'lista suja' do MTE: bimotor explodiu nesta terça (14), em Piracicaba, após decolagem

Operação combate trabalho escravo, crimes ambientais e extração ilegal de minérios em Cumaru do Norte
Vinte trabalhadores submetidos a condições degradantes de trabalho foram resgatados

Em áreas urbanas, uma das modalidades mais identificadas foi o trabalho escravo doméstico, que afeta principalmente mulheres negras. 

A Coordenação Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas aponta que, por causa da pandemia, houve aumento de casos de violência doméstica e de situações de abuso nas relações de trabalho doméstico, inclusive com restrições de liberdade de empregadas. Esses abusos também contribuíram para o aumento das denúncias.  

E para marcar o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, celebrado nesta sexta-feira (28), o Ministério Público do Trabalho firmou esta semana protocolo de intenções com municípios para promover cursos para a rede de assistência às vítimas de trabalho escravo. 

 

Brasil