Inscrições para o Sisu 2025 começam nesta sexta-feira (17); saiba como fazer
Resultado da chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 começam nesta sexta-feira (17). Os interessados em participar do processo seletivo, que destina estudantes a instituições públicas de ensino superior no Brasil, poderão se inscrever até 23h59 da próxima terça-feira, (21).
A inscrição para o Sisu 2025 é gratuita e deve ser realizada por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro.
VEJA MAIS
Quem pode se inscrever no Sisu?
Podem se inscrever no Sisu 2025 os estudantes que completaram o ensino médio, realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 e não obtiveram nota zero na redação. É importante ressaltar que os candidatos que fizeram o Enem apenas para fins de autoavaliação, conhecidos como treineiros, não são elegíveis para participar do Sisu.
Como se inscrever no Sisu?
Para efetuar a inscrição no Sisu 2025, o candidato deve acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. É necessário fazer login com a conta gov.br, pesquisar as vagas disponíveis e se inscrever nas duas opções de curso desejadas.
Durante o período de inscrições, os candidatos têm a liberdade de alterar suas escolhas de curso. Vale lembrar que a inscrição válida será sempre a última registrada no sistema.
Vagas disponíveis
O Ministério da Educação (MEC) iniciou a consulta de vagas do Sisu 2025 no dia 15 de janeiro. Ao todo, serão disponibilizadas 261.779 vagas em 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil.
Nesta edição, os estados com o maior número de vagas são Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Paraíba. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) se destaca como a instituição com a maior oferta, totalizando 9.050 vagas.
O que são as notas de corte parciais?
Durante todo o período de inscrições, a partir do sábado, 18, os candidatos poderão visualizar as notas de corte parciais de cada curso. Essa informação é útil para que os estudantes avaliem suas chances de serem aprovados nas opções escolhidas e decidam se desejam manter essas escolhas. As notas de corte parciais são atualizadas diariamente.
As notas de corte representam as pontuações mínimas que um candidato precisa alcançar para garantir uma vaga no curso e na instituição desejada.
Quando sai o resultado do Sisu 2025?
A chamada regular do Sisu 2025 será divulgada no dia 26 de janeiro. Os candidatos aprovados no processo seletivo deverão realizar a matrícula ou registro acadêmico na instituição entre os dias 27 e 31 de janeiro.
Como participar da lista de espera do Sisu?
Os candidatos que não forem selecionados em nenhuma das opções de curso durante a chamada regular ainda têm a oportunidade de disputar uma vaga por meio da lista de espera do Sisu. O período para manifestar interesse nessa lista é entre os dias 26 e 31 de janeiro.
Para participar da lista de espera, é necessário acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e clicar no botão que confirma o interesse em integrar a lista. A convocação para matrícula dos selecionados na lista de espera será realizada pelas próprias instituições de ensino, podendo ocorrer entre os dias 12 de fevereiro e 30 de setembro. Portanto, é fundamental que os candidatos acompanhem os sites das universidades nas quais manifestaram interesse.
Calendário do Sisu 2025
- Inscrições: 17 a 21 de janeiro;
- Resultado da chamada regular: 26 de janeiro;
- Matrícula ou registro acadêmico junto à instituição: 27 a 31 de janeiro;
- Manifestação de interesse na lista de espera: 26 a 31 de janeiro;
- Convocação dos selecionados pela lista de espera: 12 de fevereiro a 30 de setembro.
*(Pedro Garcia, estagiário de jornalismo, sob supervisão de Felipe Saraiva, editor web de OLiberal.com)