Incêndios provocam céu laranja, uso de máscaras e suspensão de aulas Jataí, cidade goiana
A cidade no sudoeste do Goiás registrou 248 focos de queimadas entre sábado (7) e segunda-feira (10), segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)
Em Goiás, na cidade de Jataí, o céu amanheceu laranja nessa segunda-feira (9). O fenômeno, resultado da poluição provocada por queimadas, foi acompanhado por uso de máscaras e suspensão de aulas. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), por meio do BDQueimadas, o município registrou 248 focos de incêndio entre sábado (7) e segunda-feira (10).
VEJA MAIS
Jataí foi a segunda cidade mais afetada nesse período, atrás apenas de Rio Verde, que teve 266 ocorrências. O terceiro município mais atingido foi Mineiros, com 78 focos. Entre os dias 7 e 10 de setembro, Goiás registrou 1.393 queimadas.
A situação em Jataí levou a Secretaria Municipal de Educação a suspender as aulas na rede municipal e em universidades por tempo indeterminado, “até que seja possível o retorno seguro às atividades”, conforme o órgão. “Considerando a quantidade de fumaça, cinzas e poeira, será necessário liberar os estudantes”, declararam os comunicados da Universidade Federal de Jataí (UFJ), Instituto Federal e Universidade Estadual.
Moradores do município optaram pelo uso de máscaras para proteger as vias respiratórias da fumaça tóxica. Fuligem também foi vista por Jataí.
(*Lívia Ximenes, estagiária sob supervisão da coordenadora de Oliberal.com, Heloá Canali)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA