MENU

BUSCA

Igreja gourmet? Entenda a polêmica sobre templos luxuosos

Enquanto alguns criticam a ostentação dos templos, outros defendem o alto investimento como uma forma de oferecer conforto aos fiéis

Luciana Carvalho

Um debate sobre o luxo em igrejas evangélicas tem gerado repercussão nas redes sociais, especialmente no TikTok. Enquanto alguns criticam a ostentação dos templos, outros defendem o alto investimento como uma forma de oferecer conforto aos fiéis.

A polêmica começou quando a influenciadora Letícia Oliveira compartilhou imagens da igreja que frequenta em São Paulo, ressaltando a estrutura sofisticada do local. Entre os atrativos, estavam um amplo espaço infantil, sala sensorial, fraldário equipado com TV para acompanhar o culto e até um túnel “encantado”.

@letoliveiraoficial Tem tanta coisa que tive que dividir em partes, vocês vão ficar passado com o restante #fyp ♬ som original - Leticia Oliveira ✨
@letoliveiraoficial O outro túnel misterioso é o que eu mais gosto, aguardem #fyp ♬ som original - Leticia Oliveira ✨
@letoliveiraoficial E saiu a última parte do tour que ta todo mundo comentando #fyp ♬ som original - Leticia Oliveira ✨

Outra congregação, desta vez em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, também chamou atenção pela estética minimalista e pelos vídeos virais usados para atrair fiéis. O espaço oferece soda italiana gratuita, possui fila de espera para entrada e adota uma paleta de cores neutras cuidadosamente planejada. No entanto, a igreja foi alvo de críticas e chegou a ser acusada de elitismo por utilizar expressões em inglês para se comunicar com os frequentadores.

VEJA MAIS

Igrejas usam ferramentas digitais para alcançar fiéis durante pandemia
Por meio de vídeos em tempo real, aplicativos e ferramentas online, grupos de missões católicas e evangélicas continuam suas ações

Vitor Belfort e Joana Prado detonam Carnaval com vídeo de paraense: 'Invocação a demônios'
Ex-lutador do UFC e esposa criticam festa popular por "promover imoralidade e afastar princípios cristãos"

Viih Tube e Eliezer se batizam em igreja evangélica e rebatem críticas: 'Nascemos de novo'
Casal compartilhou imagens do batismo no Instagram e explicaram a decisão

Nas redes sociais, muitos internautas compararam esses templos a shoppings e prédios empresariais. Um usuário questionou: “Pobre pode entrar aí? Aquelas pessoas bem humildes, com roupas simples, podem entrar?”

Por outro lado, houve quem defendesse a congregação paulista. “Queria entender esses comentários. Se uma pessoa tem dinheiro para fazer algo lindo para adorar a Deus, então deixa eles investirem nisso. Tudo perfeito para Ele sempre”, argumentou outro internauta.

A discussão cresceu e popularizou o debate sobre igrejas luxuosas na internet. O fenômeno foi tão comentado que o internauta Daniel Pinheiro cunhou um termo para definir esses espaços: igrejas gourmets.

Brasil