CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

IA é aprovada em residência de Medicina na USP; entenda

O modelo de Inteligência artificial foi capaz de acertar 98 das 120 questões da prova, que inclui perguntas ligadas às principais áreas da Medicina.

Pedro Garcia

Especialistas da educação utilizaram o novo modelo de inteligência artificial da OpenAI, chamado o1, para realizar uma prova de admissão na residência da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). O modelo surpreendeu ao ser aprovado, acertando 82% das questões.

VEJA MAIS

image Nubank aumenta uso de IA, mas sem "cavalo de pau", afirma CEO no Brasil
Medida serve para atender a alta demanda de clientes

image Especialistas em IA preparam “a última prova da humanidade” para surpreender tecnologia poderosa
O exame incluirá pelo menos 1 mil perguntas feitas por pessoas até o dia 1º de novembro

image OpenAI lança nova série de modelos de inteligência artificial com habilidades de 'raciocínio'
Nova IA está disponível no ChatGPT e em sua API desde quinta-feira (12/9), segundo a empresa

O o1 foi capaz de acertar 98 das 120 questões da prova, que inclui perguntas ligadas às principais áreas da Medicina (clínica, cirurgia, pediatria, obstetrícia e ginecologia, além de medicina preventiva) e que também é realizada pela Fuvest. Esse número garantiria a entrada em todas as residências de acesso direto, onde os alunos ingressam logo após concluir a graduação.

De acordo com Matheus Ferreira, especialista em educação em saúde que utilizou a IA para realizar o teste, a prova é desafiadora por trabalhar com casos clínicos. "É necessário fazer raciocínios em série para chegar à melhor escolha. Usa muita imagem; se errar em uma parte do exercício, compromete todo o resultado", explica. Ele ressalta que são poucas as questões conceituais ou de "decoreba".

O especialista ainda diz acreditar que esse modelo pode ajudar os estudantes a se prepararem melhor para as provas de residência. Ele também destaca que o o1 não indica as suas referências, tampouco o que o levou a chegar naquela conclusão. "Para ser uma conclusão reprodutível, precisamos entender tudo, conforme o método científico", afirmou.

A empresa OpenAI não divulgou mais informações sobre as atualizações e melhorias do desempenho do novo modelo usado pela companhia. 

A prova de residência para entrar na Faculdade de Medicina da USP é composta por uma prova objetiva, que vale 90% do exame. Os outros 10% são referentes à avaliação de currículo e entrevistas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL