Governo libera R$ 140 milhões para atuação emergencial das Forças Armadas em Terras Indígenas
Militares estão atuando em ações de combate a crimes ambientais e em apoio a outros órgãos de proteção a indígenas
Uma Medida Provisória (MP) foi editada pelo presidente Lula (PT) para liberar R$ 140,2 milhões destinados à Forças Armadas em apoio às ações emergenciais em Terras Indígenas. As alterações foram publicadas nesta quarta-feira (02), no Diário oficial da União.
Em resumo, o presidente abriu um crédito extraordinário em favor do Ministério da Defesa para redirecionar recursos adicionais aos militares. Por se tratar de uma MP, o texto passará por uma análise pelo Congresso nacional.
VEJA MAIS
Operações emergenciais de combate a crimes ambientais estão sendo feitas desde o início do ano por agentes federais, que visam também retirar invasores de terras indígenas.
Em exemplo, os agentes das Forças Armadas estão participando de ações na Terra Yanomami, com patrulhamentos, revistas e até prisões em flagrante.
Na ação, o Ministério da Defesa mobilizou um efetivo de mais de mil militares para a retirada de garimpeiros, auxiliando também na distribuição de cestas básicas e atendimentos médicos.
Antes, as Forças Armadas estavam empenhadas em papéis logísticos a outros órgãos públicos, como a Força Nacional de Segurança Pública.
*(Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA