MENU

BUSCA

Governo enviará avião para repatriar brasileiros que estão no Líbano

Determinação para operação é do presidente Lula, segundo o Itamaraty

Agência Brasil

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) irá buscar brasileiros que estão no Líbano nos próximos dias. Segundo comunicado do Ministério das Relações Exteriores, a determinação para repatriar os brasileiros é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A região sofre com os contínuos ataques aéreos israelenses contra áreas civis em Beirute, no Sul do Líbano e no Vale do Beqaa.

A operação, coordenada pelo Itamaraty e pelo Ministério da Defesa, terá a data anunciada nos próximos dias, após análise das condições de segurança para o voo. O planejamento inicial da FAB prevê a decolagem do aeroporto de Beirute, que se encontra aberto.

VEJA MAIS

Alemanha envia avião militar ao Líbano para retirar pessoal diplomático e suas famílias
Segundo o comunicado, "todos os alemães no Líbano foram instados a deixar o país desde outubro de 2023"

Hezbollah está preparado para eventual ofensiva terrestre de Israel no Líbano, diz número 2 do grupo
Naim Qasem afirmou ainda que sucessor de Hassan Nasrallah, morto após ataque israelense, será escolhido 'o mais rápido possível'

Após 'eliminar' líder do Hezbollah, exército israelense mata chefe do Hamas no Líbano
Guerra Israel x Hamas: Grupo extremista Hamas confirmou a morte de Fatah Sharif Abu al Amine

“A Embaixada no Líbano está tomando as providências necessárias para viabilizar a operação, em contato permanente com a comunidade brasileira e em estreita coordenação com as autoridades locais”, diz a nota do Itamaraty.

Na semana passada, os bombardeios israelenses no Líbano causaram a morte de dois adolescentes brasileiros. A maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio atualmente está no Líbano. Ao todo, 21 mil brasileiros vivem no país.

Brasil