Golpe do Morango: veja o que é e como se proteger
A nova modalidade de golpe já vitimou dezenas de pessoas em vários estados; entenda como os criminosos atuam e como não ser prejudicado
O Golpe do Morango é uma nova forma de estelionato que já vitimou dezenas de pessoas em vários estados brasileiros. Nesta estratégia criminosa, os golpistas se disfarçam de vendedores de frutas, geralmente morangos, para poder clonar ou roubar cartões de crédito e débito. Entenda como os criminosos agem e como se proteger:
VEJA MAIS
O que é o golpe do morango
No novo golpe, estelionatários disfarçados de feirantes fingem vender frutas, geralmente morangos, a preços baixos. Na hora do pagamento, os golpistas insistem que o cliente utilize cartão de crédito ou débito e clonam este com uma máquina adulterada. Também há relatos de criminosos que, ao invés de usarem uma máquina adulterada, se aproveitam da distração do cliente para anotar a senha do cartão e trocar este por um falso.
Apesar de ser mais incidente no Rio de Janeiro e em São Paulo, o novo modo de estelionato já vitimou dezenas de pessoas em todo o país e causou prejuízos de centenas de milhares de reais.
Como não cair no golpe
O cliente deve estar atento a comportamentos estranhos de vendedores e preferir outras formas de pagamento, como pix e dinheiro em espécie. Ao notar a insistência do vendedor no pagamento em crédito ou débito, é melhor desistir da compra.
O que fazer se cair no golpe do morango
Segundo a lei, vítimas de estelionato que tiveram seus cartões furtados ou clonados, bem como no caso de dados roubados virtualmente, não são obrigadas a arcar com os prejuízos do crime. Para se livrar das perdas, a pessoa prejudicada precisa contestar a dívida junto ao seu banco, fazer um boletim de ocorrência em uma delegacia de Polícia Civil e registrar a ocorrência em uma Câmara de Dirigentes Lojistas que tenha acesso ao SPC e Serasa.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA