MENU

BUSCA

Flipper Zero: equipamento capaz de clonar sinais sem fio some do Mercado Pago e OLX

Segundo a Anatel, o dispositivo traz risco à segurança cibernética dos cidadãos brasileiros

O Liberal

As plataformas Mercado Livre e OLX retiraram de seu catálogo anúncios de compra e venda do Flipper Zero, aparelho capaz de clonar sinais sem fio, incluindo NFC - popular em pagamentos por aproximação - e Bluetooth. Segundo a Anatel, o dispositivo traz risco à segurança cibernética dos cidadãos brasileiros

VEJA MAIS

Mercado Livre: quase 300 mil usuários têm dados vazados; veja como se proteger
A empresa não é a única instituição a relatar problemas no site. Neste mês de março, houve instabilidade nos sistemas da Americanas S.A e nos bancos Nubank e Itaú

Polícia prende homem que anunciou notebook furtado em site de vendas
A vítima encontrou seu computador na plataforma e denunciou

OLX é notificada por anúncio falso de venda da vacina contra covid-19
Procon descobriu tratar-se de um golpe que já havia feito várias vítimas

No Mercado Livre e OLX, o Flipper Zero era ofertado por vendedores independentes a preços que variavam entre R$ 3.500 e R$ 6.900. O equipamento consegue “invadir” o sistema e dar instruções a equipamentos que contam com alguma forma de comunicação sem fio, motivo pelo qual foi barrado pela Anatel.

Em nota ao Techtudo, as lojas on-line admitem que o equipamento viola os respectivos termos de uso. O Mercado Livre diz ao TechTudo que atua rapidamente contra “produtos não homologados e em desacordo com a legislação”. Já a OLX ressalta que fornece um espaço democrático para a negociação direta entre vendedor e comprador. 

Em contrapartida, especialistas no assunto que não quiseram se identificar, ouvidos pela Techtudo, avaliam que o uso da ferramenta “não é tão simples” quanto sugere a agência, e que a sua proibição reflete uma “interferência indevida”. 

Brasil