MENU

BUSCA

Filhote de égua abandonada é resgatada à beira da morte

Mesmo com os cuidados de veterinários, o animal não está reagindo bem

Redação Integrada, com informações do Metrópoles

Uma filhote de égua (potra) foi resgatada nesta quinta-feira (23) em um terreno baldio em Inhoaíba, zona oeste do Rio de Janeiro (RJ). Recém-nascido e em estado grave, o animal foi recolhido por uma equipe da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ), que atendeu uma denúncia de uma pessoa que viu o animal debilitado e deitado no mato.

Após o resgate, a filhote de égua foi enviada ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Subsecretaria de Vigilância Sanitária da Prefeitura do Rio de Janeiro. A pasta informou que o animal está “muito fraca, febril e correndo risco de morte”. Ela está recebendo glicose para compensar parte das vitaminas do leite materno.

De acordo com o veterinário Antônio Cláudio, que acolheu o filhote na unidade, "sua saúde está muito debilitada, o que indica que não chegou a ingerir o colostro, fundamental nas primeiras horas de vida”. Apesar desses cuidados, ela não está reagindo bem. Em nota, a subsecretaria de Vigilância Sanitária advertiu que o abandono de animais é crime. O Código de Animais prevê multas e até prisão para quem abandona animais.

Brasil