MENU

BUSCA

Enem dos concursos terá medidas de seguranças reforçadas com detector de metal e coleta de digitais

Novas regras proíbem a saída dos candidatos com o caderno de questões ou com anotações do gabarito

Suellen Santos*

A segurança durante a aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado, o chamado Enem dos concursos, previsto para o dia 5 de maio, terá medidas de proteção reforçadas. As novas regras proíbem a saída dos candidatos com o caderno de questões ou com anotações do gabarito, além da coleta de digitais e exame grafológico antes da aplicação do exame.

A adoção das medidas permite que no próprio cartão de respostas contenha a identificação do candidato, e, também, das seleções marcadas durante o exame, além disso, uma frase copiada pelo concorrente com a própria letra e a sua digital, ficará registrado. 

Serão instalados nos acessos detectores de metal e de equipamentos eletrônicos nos acessos aos locais de aplicação da prova, e os celulares serão desligados e lacrados durante a prova.  As participações da Secretaria Nacional de Segurança Pública, das Polícias Federal e Rodoviária, da Agência Brasileira de Inteligência, Força Nacional e das Secretarias de Segurança Pública Estaduais, farão parte da força-tarefa também atuará no exame.  

“O processo envolve um forte esquema de segurança, desde a produção e entrega das provas até a checagem da identidade do candidato”, explica coordenador-geral de logística do processo seletivo, Alexandre Retamal.

VEJA MAIS

Enem dos concursos: candidatos do CNU estão proibidos de levar cadernos de prova e anotar gabaritos
Decisão anunciada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos foi tomada por questões de segurança

Concurso Nacional Unificado: Governo divulga horários das provas; confira
Provas serão realizadas daqui a um mês, no dia 5 de maio, em 228 cidades do país, entre elas 17 municípios paraenses

'Enem dos concursos': Belém possui quase quatro vezes mais inscritos que Ananindeua; veja tabela
Governo brasileiro anunciou esta quinta-feira o número de inscritos por cidade brasileira. No Pará são quase 120 mil pessoas (118.876) inscritas para o certame que ocorre no próximo dia 5 de maio em 17 municípios do estado.

Temor é de uso de ponto eletrônico

O objetivo é evitar fraudes no processo seletivo, principalmente por meio do uso de pontos eletrônicos. Esse seria o principal método usado por organizações criminosas que atuam em processos seletivos, de acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. 

Serão aplicas pela manhã as provas objetivas de conhecimentos gerais, com abertura dos portões às 7h30, quando também haverá uma questão dissertativa para os blocos de nível superior e redação para o de nível médio.

Já no período da tarde, os portões serão abertos às 13h para as provas de conhecimentos específicos para os blocos de nível superior e uma nova rodada de conhecimentos gerais para o bloco de nível médio.

Os cadernos de provas serão divulgados no site do Ministério da Gestão, no mesmo dia da prova, após o encerramento dos dois períodos de exame.

(*Suellen Santos, estagiária sob supervisão de Hamilton Braga, coordenador de Política e Economia)

Brasil