MENU

BUSCA

Empresa de Elon Musk domina 90% das cidades que possuem internet por satélite na Amazônia

Operações da Starlink na região começaram em 2022 e já abrangem cerca de 90% dos municípios

O Liberal

A Starlink, empresa de internet via satélite do bilionário sul-africano Elon Musk, consolidou-se como o principal provedor de serviços de internet na Amazônia brasileira. As operações iniciaram na região em 2022 e rapidamente se tornaram líderes entre os provedores de banda larga fixa por satélite na Amazônia Legal. 

De acordo com a reportagem da BBC News Brasil, cerca de 90% dos municípios da região possuem antenas instaladas da empresa. A maioria dos clientes estaria em áreas remotas da Amazônia, onde a infraestrutura convencional de internet de banda larga é escassa ou inexistente.

Em maio de 2022, Elon Musk expressou entusiasmo pelo lançamento da Starlink em regiões rurais, destacando seu potencial para conectar 19 mil escolas desconectadas e contribuir para o monitoramento ambiental da Amazônia, durante um encontro com o então presidente Jair Bolsonaro em um resort de luxo no interior de São Paulo.

VEJA MAIS

Musk x Moraes: imprensa internacional repercute embate entre bilionário e ministro do STF
Bilionário criticou Alexandre de Moraes e ameaçou descumprir decisões da Justiça brasileira. Jornais dos Estados Unidos e de países da Europa noticiaram o caso

Alexandre de Moraes determina a inclusão de Elon Musk no inquérito das fake news
Moraes fixou multa diária de R$ 100 mil à plataforma e a cada perfil que descumprir as determinações da Suprema Corte ou do TSE; entenda

Musk aconselha brasileiros a usar rede privada virtual para acessar o X, antigo Twitter
O empresário orientou os brasileiros a usarem VPN, rede também utilizada por ativistas e criminosos para esconder a identidade na internet

No entanto, dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), apontados pela BBC News, revelam que a empresa já conquistou clientes privados em 697 dos 772 municípios da Amazônia Legal, abrangendo Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.

Embora a Starlink tenha proporcionado avanços significativos, como a capacidade de transações financeiras em cidades anteriormente desprovidas de internet de alta velocidade, a expansão da tecnologia de Musk também está associada ao aumento de atividades ilegais, conforme relatam autoridades brasileiras à BBC News Brasil.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou à reportagem que antenas Starlink têm sido encontradas com frequência em garimpos, enquanto imagens obtidas com exclusividade pela BBC mostram essas antenas junto a armas, munição e ouro apreendidos em operações da Polícia Federal e do Ibama.

Segundo levantamento da reportagem, dentre os 124 municípios que fazem fronteira com outros países na Amazônia Legal, apenas um não possuía antenas Starlink até o mês de julho.

Brasil