MENU

BUSCA

Eclipse solar anular poderá ser visto no Norte e Nordeste; saiba quando

Evento ocorre quando há um alinhamento do Sol, da Lua e da Terra

Juliana Maia

No dia 14 de outubro acontecerá o eclipse solar anular, evento que faz parte do calendário astronômico 2023. Devido à localização geográfica, a população dos estados do Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco poderão contemplar o fenômeno semelhante a um "anel de fogo" ao redor do Sol.

VEJA MAIS

Veja calendário de eclipses, superlua e chuva de meteoros para 2023
Neste ano haverá eclipse do Sol que poderá ser visto no Pará

Eclipse lunar: veja quando, horário e onde assistir a última lua de sangue do ano
Quem perder essa lua de sangue só poderá acompanhar outro eclipse, da mesma forma, em março de 2025. Confira o horário e onde assistir, on-line, a última lua de sangue do ano

Cerca de 300 pessoas assistiram ao eclipse lunar na orla da UFPA
Outra "Lua Vermelha" só será visto novamente de Belém em 26 de junho de 2029

O nome "anular" deriva de annulus, palavra em latim que significa "dois círculos concêntricos", ou seja, um anel. O evento foi visto no país pela última vez há dezessete anos, em setembro de 2006. Na época, apenas a população do extremo norte do Amapá conseguiu visualizar o alinhamento entre os três elementos do sistema solar.

O que é um eclipse solar anular?

Um eclipse solar anular se forma com o alinhamento entre o Sol, a Lua e a Terra. Ele acontece quando o satélite passa entre a estrela central do sistema solar e o planeta, fazendo com que o Sol seja visto como uma espécie de "anel de fogo brilhante".

Este fenômeno ocorre devido à distância em que a Lua estará da Terra. No dia 14, ela se encontrará no ponto mais distante de sua órbita do planeta e consequentemente o seu diâmetro aparente é menor do que o do Sol, o que forma o círculo de luz ao redor da estrela.

Quando tempo dura o eclipse solar anular?

O eclipse terá 2 horas e 7 minutos de duração, atingindo o seu ápice às 16h51 e encerrando às 17h50. 

Brasil