É possível morrer de calor? Veja como ocorre a hipertermia e o que fazer para evitar o quadro
Em épocas de calor extremo, a hipertermia se torna uma grande causa de problemas de saúde para a população afetada. Se não for imediatamente identificada e tratada, a condição pode matar em poucas horas. Confira como se pode morrer de calor e o que fazer para evitar hipertermia
Com a nova onda de calor no Brasil e temperaturas até 5°C acima das médias anteriores, as chances de problemas de saúde causados por esse tipo de ambiente aumentaram significativamente. A hipertermia é um dos tipos mais perigosos dessas condições e, se não tratada, pode gerar óbito em poucas horas. Veja como uma pessoa pode morrer de calor, os sintomas de hipertermia e o que fazer para evitar.
VEJA MAIS
[[(standard.Article) Calor causa impactos na economia e gera demanda recorde por energia]]
É possível morrer de calor?
A hipertermia, ou insolação grave, ocorre quando o corpo não consegue dissipar o calor e esse último aumenta internamente e externamente até níveis perigosos, a ponto de danificar órgãos e gerar óbito.
O quadro hipertérmico pode ocorrer em uma variedade de temperaturas e ambientes, uma vez que depende do corpo do paciente, porém é mais comum durante ondas de calor e em ambientes úmidos. Crianças, idosos, pessoas com comorbidades, atletas, pessoas que trabalham ao ar livre têm maiores chances de sofrer insolação e hipertermia.
Quais os sintomas de hipertermia?
Os sintomas podem incluir confusão, fraqueza, tontura, náuseas, pulso e respiração aceleradas, porém cada caso apresenta uma combinação diferente de sintomas. Se não for tratada imediatemente, a hipertermia progridirá para o golpe de calor, que é fatal em muitos casos.
Como evitar insolação, hipertermia e morte por calor?
Algumas formas de previnir insolação e, consequentemente, a hipertermia são:
- Beber mais de 2 litros de água por dia, bem divididos ao longo das horas
- Usar roupas leves, soltas e de cores claras, bem como chapéus de abas largas
- Evitar atividades extenuantes durante os horários mais quentes do dia
- Descansar em locais abrigados do sol regularmente
- Usar toalhas molhadas, banhos frios ou sprays de água para se refrescar
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA