MENU

BUSCA

Dia Nacional do Bombeiro: entenda a diferença entre princípio de incêndio e incêndio

Entenda a importância de saber diferenciar para agir de forma rápida e segura

Hannah Franco

O dia 2 de julho marca o Dia Nacional do Bombeiro, uma data dedicada a homenagear os profissionais que dedicam suas vidas a proteger e garantir a segurança da população. A data, instituída em 1954, também marca o início da Semana de Prevenção Contra Incêndios, para conscientizar a população sobre a importância da segurança contra incêndios.

Em todo o Brasil, o Corpo de Bombeiros está à disposição para atender a chamadas de emergência 24 horas por dia, 7 dias por semana. Através do número 193, qualquer cidadão pode acionar a corporação em casos de necessidade real, como incêndios, inundações, acidentes e outros tipos de sinistros.

Embora os bombeiros estejam sempre prontos para agir, a prevenção é a chave para evitar acidentes. Além disso, saber diferenciar um princípio de incêndio de um incêndio de grandes proporções também é fundamental para tomar as medidas corretas em cada situação.

VEJA MAIS

Em Belém, incêndios em condomínios crescem 5% em um ano; Veja como prevenir
O Major Israel, do Corpo de Bombeiros do Pará, orienta quais procedimentos seguir para evitar incêndios e o que fazer em casos de emergência

Quase 3 incêndios por dia são registrados em Belém
O Major Israel, do Corpo de Bombeiros do Pará, explica a relação entre as altas temperaturas e os incêndios, e orienta a população com dicas de segurança para os imóveis

Qual a diferença entre princípio de incêndio e incêndio?

Embora as palavras sejam frequentemente usadas como sinônimos, incêndio é bem diferente de um princípio de incêndio. Saber essa diferença é crucial para agir de forma rápida e eficaz em caso de emergência.

Um princípio de incêndio se caracteriza por chamas em fase inicial, ainda em baixa intensidade e com potencial de controle com medidas simples, como o uso de extintores de incêndio adequados. Nessa fase, o fogo não se espalhou por um ambiente extenso e ainda não oferece risco grave à vida ou completamente ao patrimônio. No entanto, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado caso as medidas iniciais não sejam o suficiente.

Um incêndio, por sua vez, representa um fogo de grandes proporções que se alastrou por um ambiente, consumindo materiais e colocando em risco a vida de pessoas e a integridade física de estruturas. Nessa situação, o fogo já está fora de controle e exige a atuação imediata do Corpo de Bombeiros.

*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Felipe Saraiva, editor web de OLiberal.com)

Brasil