Dezenas de jacarés se aglomeram em igarapé devido à seca em rio; vídeo
Seca extrema que atinge a região Norte do Brasil fez com que dezenas de jacarés migrassem para igarapé
Com a seca extrema que acomete a região Norte do Brasil, dezenas de jacarés foram vistos aglomerados em um igarapé dentro da Reserva Extrativista (RESEX) Lago do Cuniã, em Rondônia. No vídeo gravado por um morador de Baixo Madeira, em Porto Velho, capital do estado, é possível ver vários répteis imersos na água. Assista:
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) ao G1, nos períodos de estiagem, quando ocorre a seca em determinados lagos da Reserva Extrativista (RESEX), é comum que jacarés se desloquem em direção a áreas que ainda mantêm o nível de água, como os igarapés.
VEJA MAIS
O ICMBio informa que os animais que aparecem na filmagem pertencem às espécies açu e jacaretinga, e são adultos com idades entre 30 e 40 anos.
“Esse é um comportamento completamente normal dessas espécies durante o período de seca. Apesar de impressionante no vídeo, a população está em equilíbrio”, explica o analista ambiental do ICMbio, Cristiano.
Ainda segundo o Instituto, em 2012, a comunidade tinha uma população estimada em cerca de 36 mil jacarés das espécies açu e jacaretinga. Apesar da abundância existente de animais, não há uma superpopulação dessas espécies no local.
(*Gabriel Bentes, estagiário de jornalismo, sob supervisão coordenadora de OLiberal.com, Heloá Canali)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA