MENU

BUSCA

Detran comprova: teste do bafômetro pode dar positivo após comer pão

Vídeo feito pelo Detran de Goiás mostra que o álcool usado no processo de fabricação para conservar o alimento pode ser acusado no equipamento

O Liberal

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Goiás produziu um vídeo para demonstrar que o teste do bafômetro pode dar positivo após o consumo de algumas marcas de pão de forma. Na gravação, uma voluntária come duas fatias de uma dessas marcas e, em seguida, sopra o equipamento. O resultado dá positivo para embriaguez.

O índice apurado no equipamento do Detran foi de 0,12 miligramas por litro de ar expelido (mg/litro de ar). A margem de erro é de até 0,04 mg/litro de ar. Em seguida, quando um homem ingere outra marca de pão de forma e sopra o bafômetro, o resultado é 0,0 mg/litro de ar. No vídeo, disponível em uma rede social, os motoristas são orientados a terem atenção com os alimentos que ingerem antes de dirigir. Confira:


A ideia da postagem surgiu após um teste da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) abordar o tema. A instituição testou o álcool presente em várias marcas de pão de forma e publicou os resultados na última quinta-feira (11/7).

VEJA MAIS

Programa de passagens aéreas a R$ 200 é lançado nesta quarta-feira (24)
Iniciativa do governo federal deve ofertar cerca de 5 milhões de passagens no primeiro ano

Comer pão de forma pode gerar multa após teste do bafômetro; veja a lista das marcas
Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) apontou que algumas das marcas populares de pão de forma contêm um teor alcoólico alto

No teste da Proteste, verificou-se que algumas marcas do produto têm alto teor de álcool, utilizado no processo de fabricação para conservação do alimento. O processo de digestão do pão faz com que o teor de álcool possa ser detectado em testes de alcoolemia.

Uma das marcas apresentou índice de 1,17% a 0,66%. A instituição alertou especialmente para os riscos às grávidas e crianças. A Proteste apresentou resultados para 10 marcas, das quais seis podem ser consideradas alcoólicas por apresentarem teor superior a 0,5%.

A multa por embriaguez parte de R$ 2.934,70 e, dependendo do teor alcoólico, pode resultar em crime de trânsito e suspensão do direito de dirigir.

Brasil