Concurso público para professor e coordenador pedagógico é anunciado na Bahia
Serão ofertadas mais de duas mil vagas para escolas regulares e indígenas
O Governo da Bahia anunciou a publicação do edital, nesta terça-feira (2), do novo concurso público para a contratação de novos servidores para a Secretaria da Educação (SEC), ofertando 2.113 vagas para cargos de professor e coordenador pedagógico da rede estadual.
A publicação poderá ser acessada através do Diário oficial do Estado (DOE), no Portal do Servidor e no site da organizadora do certame, Fundação Carlos Chagas. As inscrições serão feitas de 3 a 30 de agosto, seguindo as regras do edital, com a taxa de inscrição no valor de R$ 140. As informações são do G1.
VEJA MAIS
Vagas
Para concorrer às vagas, é necessário ter formação superior com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Para as vagas de coodenador pedagógico, será possível aos candidatos indígenas realizarem inscrições para as Escolas Indígenas.
Para professor, as submissões são para as áreas de Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química e Sociologia.
O NTE 26 e o NTE 04, que correspondem à Área Metropolitana de Salvador e à Região do Sisal, com 31 municípios ao todo, registram a maior número de vagas: 349 para professor e 106 para coordenador pedagógico.
Inscrições
As incrições abrem no dia 3 de agosto e vão até o dia 30 do mesmo mês. É necessário que o candidato acesse as páginas de cadastro e informe o código do cargo/disciplina, o Núcleo Territorial de Educação (NTE) pretendido e a cidade para realização das provas.
Aos que concorrerem às vagas para coordenador pedagógico de Escolas Indígenas precisam também informar nome da escola, do município e etnia, de acordo com os Anexos III e IV do edital.
A submissão é efetivada pelo pagamento da taxa até o dia 30 de agosto, dentro do expediente bancário, observando o horário de Brasília.
Provas
O concurso terá três etapas. As duas primeiras, de caráter habilitatório e classificatório, serão realizadas no dia 6 de novembro, pela manhã, em Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Caetité, Eunápolis, Feira de Santana, Ipirá, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Juazeiro, Jequié, Macaúbas, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Salvador, Santa Maria da Vitória, Seabra, Serrinha, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista.
As provas objetivas terão 50 questões para o cargo de professor e 40 para o cargo de coordenador pedagógico, além da prova discursiva que abordará conhecimentos gerais, conhecimentos específicos e conhecimentos interdisciplinares, a depender do cargo.
A prova de títulos, de caráter classificatório, será aplicada aos habilitados na segunda etapa do certame de acordo com o previsto em edital.
Devido a pandemia, a aplicação das provas seguirá critérios de segurança sanitária. O não cumprimento destes pelo candidato implicará na sua retirada do local de provas e exclusão do concurso público.
Desta forma, deverá ser mantido o distanciamento social, uso de álcool em gel a 70% e consumo de água de forma individualizada, sempre em embalagens de material transparente, bem como o uso da máscara e a comprovação do esquema vacinal completo e atualizado, como previsto na legislação vigente.
As etapas e o resultado final serão divulgados no site da FCC e no Portal do Servidor. Há também a reserva de 5% das vagas destinadas a candidatos deficientes e 30% para aqueles que se autodeclararem negros.
O concurso terá validade de um ano, podendo se prorrogado apenas uma vez, por igual período. Outras informações, como conteúdo programático e cronograma provisório, deverão ser consultadas no edital.
Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do núcleo de política.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA