Como soltar pipa? Veja as manobras e entenda por que cerol é crime
Confira algumas orientações para se manter em segurança durante a brincadeira
Confira algumas orientações para se manter em segurança durante a brincadeira
As brincadeiras de soltar pipas, ou papagaios - como é muito conhecida - causaram mais de 1.300 interrupções de energia no Pará, somente nos primeiros meses de 2022. No entanto, a preocupação vai além dos prejuízos materiais - caso algum eletrodoméstico seja danificado com as quedas de energia. O que também deixa as autoridades em alerta são os acidentes que ocorrem, tanto com quem está “empinando”, quanto com as pessoas que estão ao redor e podem ser afetadas.
VEJA MAIS
Uma das principais orientações para quem gosta de soltar pipas é fazer isso longe de rede elétrica, em locais livres onde não exista nenhum tipo de cabo de energia. Essa dica é importante devido um registro de mais de 8.959 ocorrências de danos na fiação elétrica, em 2021. Apesar da diversão, a brincadeira de empinar pipa pode ser muito perigosa, se não for levada a sério e feita com devidos cuidados.
A brincadeira de empinar pipa pode ser perigosa, tanto para o quem brinca, quanto para pedestres e, principalmente, ciclistas e motociclistas. Entre os principais riscos listados pela Equatorial Energia estão:
O uso do cerol (mistura de cola, limalha e vidro moído) ou da “linha chilena” é considerado crime - segundo o Código Penal Brasileiro capitulado nos artigos 129, 132 e 278, e o artigo 37 da Lei das Contravenções Penais. Além disso, ela também pode provocar:
(Estagiária Maiza Santos, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)