Cidade do Rio Grande do Sul terá que ser totalmente evacuada; saiba qual é
A cidade de Eldorado do Sul está tomada pela água e encontra-se sem energia elétrica, além da falta de alimentos para os moradores da região
O prefeito Ernani de Freitas da cidade de Eldorado do Sul, localizada no Rio Grande do Sul, relatou, na manhã desta terça-feira (7/5), que a cidade terá que ser totalmente evacuada. "Infelizmente teremos que fazer a evacuação total da cidade", informou.
Eldorado do Sul, que possui mais de 40 mil habitantes, está tomada pela água e encontra-se sem energia elétrica. "Precisamos deixar aqui somente as pessoas que ficarão responsáveis pelo rescaldo da enchente", explicou em entrevista à rádio Guaíba.
O prefeito ainda deixou claro que há pessoas que precisam ser resgatadas na cidade, que se encontram "no segundo piso" das casas e não conseguem sair do local. "Estamos resgatando as pessoas e as conduzindo até a casa de um algum familiar nos municípios vizinhos”, disse.
Cidade só voltará ao normal em 1 ou 2 anos
O prefeito Freitas ainda alegou que Eldorado do Sul precisará de um ou dois anos para se recuperar do desastre. “Não tivemos uma farmácia ou um comércio que não tenha sido saqueado. Tivemos pessoas com fome que saquearam mercados para poder se alimentar”, descreveu.
O retorno gradativo de moradores de Eldorado do Sul ocorrerá somente após a limpeza da cidade e o restabelecimento da luz. “Queremos também garantir que as pessoas voltem para casa e também tenham alimentos”, completou.
Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Heloá Canali, coordenadora de Oliberal.com