Chuvas no Acre: rio sobe quase cinco metros em Rio Branco e atinge pelo menos 20 bairros da capital
Em medição feita à noite, o rio marcava 14,65 metros, estando acima da cota de transbordo que é de 14 metros
O nível do Rio Acre, em Rio Branco, subiu quase cinco metros e inundou 20 bairros, entre eles o Seis de Agosto, um dos mais afetados, onde dezenas de moradores ficaram desabrigados após o forte temporal que atingiu a capital do Estado na noite da última quinta-feira (23). O rio alcançou a marca de 14,65 metros, ultrapassando a cota de transbordo (14 metros), de acordo com a medição realizada pelos órgãos que atuam no monitoramento ambiental.
VEJA MAIS
Além dos pontos de alagamento, um trecho da BR-364, no sentido Porto Velho, cedeu durante o temporal, impedindo a passagem de veículos. Os motoristas que precisam usar a rodovia agora têm que fazer um desvio de aproximadamente 45 quilômetros pela estrada AC-40.
De acordo com a Defesa Civil de Rio Branco, choveu na capital o total de 172 milímetros, quantidade correspondente a 50% de todo o esperado para março (270,1 milímetros). Quase 4,5 mil residências distribuídas entre os bairros afetados ficaram sem energia elétrica. A concessionária local desligou a rede de alimentação desses locais para evitar riscos de acidentes ou óbitos ocasionado por choque.
No início da madrugada desta sexta-feira (24), representantes dos órgãos estaduais participaram de uma reunião no gabinete de crise para alinhar as ações de atendimento às famílias atingidas. Em postagem nas redes sociais, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, afirmou ter destinado inicialmente R$ 5 milhões, por meio da Secretaria de Planejamento, para ajudar os moradores prejudicados pela enchente.
(*Juliana Maia, estagiária sob supervisão da coordenadora de OLiberal.com, Heloá Canali)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA