Cerqueira César: onde fica o bairro no centro de São Paulo
O bairro de Cerqueira César, em São Paulo, conta com uma boa mobilidade, além de espaços culturais e de lazer para os moradores e visitantes
Entre os mais diversos bairros conhecidos da cidade de São Paulo, está o de Cerqueira César. Seu principal cartão-postal é a Avenida Paulista, uma das vias mais famosas e movimentadas que abriga o Conjunto Nacional, o famoso Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), o parque Trianon, renomados restaurantes, bares famosos etc. A partir da segunda metade do século XX começou a apresentar fortes características comerciais, se tornando o principal centro financeiro da cidade paulista.
Atualmente, o bairro de Cerqueira César é uma das regiões nobres mais dinâmicas e valorizadas da cidade, tendo uma noite bastante movimentada, com teatros, cinemas, grande comércio e serviços.
Em que zona fica Cerqueira César?
Situado em uma das regiões mais altas da cidade, chamada de Espigão da Paulista, o bairro de Cerqueira César fica localizado entre as zonas central e oeste de São Paulo, fazendo divisa com os bairros de Higienópolis, Jardim Paulista, Vila Buarque, República, Jardim América, Bela Vista e Pacaembu.
Ele tem limites ao noroeste pela Avenida Rebouças e Rua da Consolação; ao nordeste: Rua Caio Prado, Rua Frei Caneca, Rua Dr. Penaforte Mendes e Rua Herculano de Freitas; ao sudeste a Rua Plínio Figueiredo, a Avenida Nove de Julho e a Alameda Casa Branca; e ao sudoeste a Rua Estados Unidos.
Cerqueira César: como chegar
Quem quiser chegar ao bairro de Cerqueira César, não encontrará muito problema com mobilidade, que, aliás, é um dos pontos positivos da região.
O bairro possui cinco estações de metrô:
- Oscar Freire;
- Paulista da Linha Amarela;
- Clínicas;
- Consolação;
- Trianon-Masp da Linha Verde.
Além da opção de transporte sob trilhos, a bairro possui um bom acesso à região central, pela Zona Sul e à Marginal Pinheiros, além de uma diversa rede de ônibus e bastante ciclofaixas.
Cerqueira César: quem mora
Alguns nomes conhecidos na mídia moram ou moravam no bairro Cerqueira César, onde construíram diversas lembranças. Confira alguns moradores e ex-moradores:
- Walewska Oliveira, ex-jogadora de vôlei e campeã olímpica
- Rafael Cortez, músico e comediante, morou por 22 anos
- Regina Duarte, atriz
- Wanderléa, cantora
- René Thiollier, intelectual
- José Sampaio Moreira, intelectual
- Maria Dalmácia de Lacerda, (Baronesa de Arary)
Cerqueira César: como surgiu
O bairro de Cerqueira César surgiu em 1890 com nome de Villa América, provindo do loteamento de propriedades rurais, como: a chácara Água Branca, chácara dos Pinheiros e sítio Rio Verde. Todas elas eram pertencentes ao Dr. José Oswald de Andrade, pai do escritor modernista Oswald de Andrade, que nasceu em São Paulo.
O nome atual do bairro é uma homenagem ao vice-presidente do Estado de São Paulo José Alves Cerqueira César, que ficou no cargo entre os anos 1892 e 1896.
Inicialmente, o bairro apresentava uma imagem com diversas casas. Com odesenvolvimento do comércio, potencializou-se a verticalização do bairro com prédios, perdendo características principais. Com o passar dos anos, algumas residências antigas passavam a ser pequenos prédios de escritórios e comércio.
(Gabriel Bentes, estagiário de jornalismo, sob supervisão de Felipe Saraiva, editor web de OLiberal.com)