Brasileiros estão tomando banho sem shampoo e sabonete por falta de dinheiro, diz pesquisa
Cerca de 4 mil brasileiros foram monitorados e mostrou-se que 70% da população toma apenas dois banhos por dia
O crescimento da inflação no país tem levado os brasileiros de menor renda a ter de fazer escolhas não apenas ao comprar alimentos nos supermercados, mas também na hora de usar produtos básicos de higiene pessoal, como sabonete e shampoo. É o que aponta um estudo nacional sobre hábitos e higiene e consumo realizado pela consultoria Kantar. As informações são do Estadão.
VEJA MAIS
Por meio de um aplicativo, os pesquisadores conseguiram monitorar diariamente o comportamento de 4 mil pessoas. A rotina de higiene desse grupo representou cerca de 115 milhões de brasileiros, ou seja, pouco mais da metade da população do país. Comprovando que cerca de 70% da população toma apenas dois banhos por dia.
Nos últimos três anos os banhos sem sabonete têm aumentando. Segundo a pesquisa, no segundo trimestre deste ano, houve um acréscimo de 9% no número de banhos sem uso de sabonete entre os que higienizam complementamente, comparado ao mesmo trimestre de 2018.
A executiva sênior da consultoria e responsável pelo levantamento, Jenifer F. Novaes explicou que “não é que os brasileiros estejam abandonando o sabonete, mas um em cada cinco banhos é apenas com água”. E isso ocorre entre classes D e E, na qual a renda média individual é de pouco menos de R$ 791,63.