MENU

BUSCA

Brasileira é considerada a segunda pessoa mais velha do mundo; saiba quem é

No Dia Nacional do Idoso, celebrado nesta terça-feira (1º), a brasileira Inah Canabarro, de 116 anos, se tornou um exemplo de longevidade

Hannah Franco

Inah Canabarro Lucas, uma brasileira de 116 anos, é oficialmente a segunda pessoa mais velha do mundo, segundo o Grupo de Pesquisa de Gerontologia (GRG). Ela reside na casa da Congregação Irmãs Teresianas do Brasil, em Porto Alegre, e faz parte do seleto grupo dos supercentenários, aqueles que ultrapassam a marca dos 110 anos. No Dia Nacional do Idoso, celebrado nesta terça-feira (1º), Inah se tornou um exemplo de longevidade.

O título de pessoa mais velha do mundo atualmente pertence à japonesa Tomiko Itooka, que também tem 116 anos, mas é um mês mais velha que Inah. A lista foi atualizada após a morte de Maria Branyas Morera, da Espanha, aos 117 anos.

VEJA MAIS

Japonesa de 100 anos entra para o Guinness como a consultora de beleza mais velha do mundo
Centenária entrou para o livro dos recordes em agosto deste ano

Morre brasileira candidata ao recorde de mulher mais velha do mundo
'Dona Josefa', como era conhecida, estava sendo avaliada pelo Guinness Book para ser reconhecida como a pessoa mais idosa do mundo

Sobre Inah Canabarro

Nascida em 8 de junho de 1908, em São Francisco de Assis, no interior do Rio Grande do Sul, Inah dedicou sua vida à religião. Aos 18 anos, ingressou na vida religiosa em Montevidéu, no Uruguai, e posteriormente lecionou português e matemática no Rio de Janeiro. Segundo a biografia dela no site da LongeviQuest, quando criança Inah era tão magra que muitas pessoas não achavam que ela sobreviveria.

Apesar de hoje ter dificuldades para escutar e enxergar, Inah mantém uma rotina regrada, com horários fixos para acordar, comer, rezar e dormir, segundo seus familiares e amigos.

Confira o ranking atual dos supercentenários

  1. Rumiko Itooka, 116 anos
  2. Inah Canabarro Lucas, 116 anos
  3. Elizabeth Francis, 115 anos
  4. Ethel Caterham, 115 anos
  5. Okagi Hayashi, 115 anos

*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com)

Brasil