MENU

BUSCA

Brasil chega aos 16 milhões de vacinados com dose bivalente contra a covid-19

Imunizantes estão disponíveis para todos os brasileiros acima de 18 anos

O Liberal

O Brasil atingiu a importante marca de 16 milhões de pessoas vacinadas com a dose bivalente contra a covid-19, de acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Saúde. Essa vacinação está disponível para toda a população acima de 18 anos, o que representa aproximadamente 97 milhões de brasileiros.

VEJA MAIS

Vacinação no fim de semana: confira os 21 pontos que funcionam neste sábado em Belém
Nas UBS, tanto vacinas de campanha quanto imunizantes do calendário de rotina estarão disponíveis. Nos demais locais, apenas vacinas de campanha

Vacinação contra a gripe estará disponível para toda a população maior de 6 meses
A ampliação da imunização foi anunciada pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (12); municípios paraenses poderão organizar a aplicação de doses no novo público, diz a Sespa

A dose bivalente pode ser administrada às pessoas que já receberam pelo menos duas doses de vacinas monovalentes, como Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer, no esquema primário ou reforço. É necessário que a dose mais recente tenha sido aplicada há pelo menos quatro meses. Aqueles que estão com doses atrasadas também podem procurar as unidades de saúde para se vacinar.

Atualmente, o estado de São Paulo lidera o ranking de doses aplicadas, com mais de 5 milhões de vacinados, seguido por Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

A campanha de imunização com a vacina bivalente teve início em fevereiro, com foco nos grupos prioritários, como idosos, gestantes e pessoas com deficiência ou imunocomprometidas. Em abril, o governo federal ampliou a oferta da dose de reforço bivalente para toda a população com mais de 18 anos.

Segundo o Ministério da Saúde, a estratégia da dose de reforço é adotada devido à diminuição da resposta imunológica do organismo ao longo do tempo. Pesquisas já realizadas indicam que a aplicação da dose de reforço desempenha um papel fundamental na prevenção de óbitos por Covid-19.

Além da vacina bivalente, o Ministério da Saúde orienta que as pessoas busquem atualizar outras vacinas que estejam em atraso, reforçando a importância da imunização completa contra diversas doenças.

Brasil