Confira os alimentos com potencial de causar câncer, segundo a OMS
Confira a lista de alimentos com potencial de causar a doença e, por isso, devem ser evitados.
O adoçante aspartame é o novo produto que deve entrar na lista dos alimentos que representam risco ao desenvolvimento de câncer. Foi o que anunciou a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc), vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS). Já estão na lista as carnes processadas, embutidos, bebidas alcoólicas e, em risco menor, bebidas quentes, carne vermelha, frituras e picles.
VEJA MAIS
Já sobre o etanol, absorvido no consumo de bebidas alcoólicas, o instituto aponta muitas evidências de que esse hábito está relacionado ao risco de desenvolver cânceres na boca, faringe, esôfago e laringe.
Nível médio de risco
Em menor nível de causar câncer, as pesquisas do instituto associaram o consumo excessivo de carne vermelha, com evidências limitadas, ao câncer de cólon, de reto, de pâncreas e de próstata.
Assim como o chá, chimarrão, café e outras bebidas servidas a temperaturas superiores a 65 °C foram associados ocasionalmente ao câncer de esôfago; e as frituras, ao câncer de língua.
"No caso das carnes vermelhas, a gente tem visto mais evidências de que devemos evitar um consumo constante. O melhor é recorrer a ela só em casos mais especiais e, no dia a dia, seguir com proteínas mais fáceis de digerir, como as carnes brancas”, esclarece Vargas.
“O modo de preparo é muito importante para o potencial cancerígeno de um alimento. Comidas que são sobreaquecidas ou preparadas em brasa acabam sofrendo alterações moleculares que facilitam as inflamações e contribuem para o câncer”, explica.
Os picles e outros vegetais fermentados que são vendidos conservados em uma mistura de sal, água e vinagre, são considerados substâncias cancerígenas, mas em nível menor do que a carne vermelha, bebidas quentes e frituras, pois as pesquisas não são conclusivas. Foram encontrados indícios de que o picles pode contribuir para o aparecimento de câncer de faringe, esôfago e estômago.
Alimentos com potencial cancerígeno
Os oncologistas explicam que a lista do Iarc serve para orientar o consumo moderado de tais alimentos, que devem ser evitados sempre que possível. São eles:
- adoçante aspartame;
- embutidos (salsicha, linguiça e presunto, carne processada);
- bebidas alcoólicas;
- carne vermelha;
- chá, chimarrão, café e outras bebidas servidas a temperaturas superiores a 65 °C;
- picles e outros vegetais fermentados.