MENU

BUSCA

Amazonas já registrou mais de 5 mil focos de calor este ano, segundo o Inpe

Dados do Programa BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe), apontam aumento de 107,6% em relação ao mesmo período em 2023. Moradores do sul do estado têm sido afetados por queimadas.

Lívia Ximenes

O Amazonas registrou, entre 1 de janeiro e 1 de agosto de 2024, 5.123 focos de queimadas, segundo o Programa BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe). Nesse mesmo período, em 2023, o estado teve 2.467 focos. O aumento de 7,6% tem afetado a vida de moradores da região, principalmente da porção sul.

VEJA MAIS

Conforme a Defesa Civil, a seca dos rios Tarauacá e Envira já impactou cerca de sete mil pessoas. O rio Negro, em Manaus, desceu 54 centímetros em julho. A estiagem atingiu a foz do rio Jurupari, um dos afluentes do Envira, e é possível ir de uma margem à outra a pé.

VEJA MAIS

O que é Amazônia Azul? Conheça a área incorporada ao mapa brasileiro
A zona possui 5,7 quilômetros quadrados de extensão, conforme a Marinha do Brasil

Ministério da Saúde cria setor especial para monitorar emergências climáticas
A sala passará a monitorar especificamente duas situações climáticas: queimadas intensas no Pantanal e seca prolongada na região amazônica

Embarcação pega fogo e deixa ao menos cinco mortos no Amazonas
A embarcação de passageiros M Monteiro saiu de Manaus com destino a Tabatinga (AM), no dia 27 de julho, e pegou fogo na última segunda-feira. Hoje mais um corpo foi encontrado

(*Lívia Ximenes, estagiária sob supervisão da coordenadora de Oliberal.com, Heloá Canali)

Brasil