Alinhamento de sete planetas poderá ser observado em todo o Brasil
Até a noite do dia 12 de fevereiro os observadores poderão contemplar quatro dos cinco planetas visíveis sem equipamentos especiais
Uma incomum configuração celeste marcará os céus do Brasil nos próximos dias. Desde o dia 31 de janeiro, a aproximação da Lua com os planetas Vênus, Marte, Júpiter e Saturno prenuncia um verdadeiro espetáculo astronômico, visível a olho nu em todas as regiões do país.
Até o anoitecer de 12 de fevereiro de 2025, os observadores poderão contemplar quatro dos cinco planetas visíveis sem equipamentos especiais. Para aqueles que utilizarem telescópios, também será possível avistar Urano e Netuno, ampliando a experiência do fenômeno.
VEJA MAIS
Segundo informações da Urânia Planetário, a presença da Lua durante esse período acrescentará um toque especial ao evento, facilitando a localização dos planetas no céu e proporcionando imagens impressionantes para os entusiastas da astronomia.
Este alinhamento planetário é um fenômeno que, apesar de não ser raro, promete encantar tanto curiosos quanto apaixonados pelo universo, tornando-se um dos eventos astronômicos mais esperados do ano. No Pará, a ocorrência do período das chuvas tem dificultado a visualização do fenômeno devido à presença de nuvens mais carregadas, porém, em algumas noites de tempo mais firme será possível avistar a olho nu a formação, embora isso seja mais fácil durante a madrugada.