Adolescente que matou Isabele é condenada a 3 anos de internação
Caso de amiga que matou a outra com um tiro em condomínio de luxo teve grande repercussão nacional
A adolescente que atirou e matou Isabele Ramos Guimarães, de 14 anos, foi condenada pela Justiça, nesta terça-feira (19), a pena máxima de 3 anos de reclusão. Isabele foi morta com um tiro no rosto disparado pela melhor amiga, de 15 anos, no dia 12 de julho de 2020, em um condomínio de luxo, em Cuiabá (MT).
Apesar do prazo de três anos, a pena pode ser revista e atualizada a cada seis meses, em regime socioeducativo. A decisão é da juíza Cristiane Padim da 2ª Vara Especializada da Infância e Juventude de Cuiabá.
A adolescente foi punida por ato infracional análogo ao crime de homicídio doloso, quando há intenção de matar, e qualificado.
O crime
Para explicar a dinâmica da morte de Isabele Ramos, a Polícia Civil realizou diversas diligências e requisitou perícias, entre elas a reprodução simulada dos fatos para esclarecer pontos necessários à conclusão do inquérito.
Conforme a análise das imagens coletadas na casa e no condomínio, o disparo contra Isabele Ramos ocorreu às 22h do dia 12 de julho, dentro do banheiro do quarto da adolescente.
Naquela tarde de domingo, o namorado da garota de 14 anos que fez o disparo chegou à casa onde ocorreu o crime com duas armas em uma maleta. Ele desmuniciou uma das armas. Depois, a arma foi manuseada pelas pessoas que estavam na residência.
Em uma mesa, na sala de jantar da casa, havia diversas armas expostas (seis no total), onde permaneceram para manutenção, que era realizada pelo pai da adolescente. No local havia sete adolescentes e as armas citadas não tinham um local seguro para guarda.
Antes de ir embora da residência, por volta das 21h50, o adolescente de 16 anos inseriu o carregador em uma das armas, sem que esse momento fosse visto pela namorada, e depois guardou a pistola de volta na maleta.
Após a saída do adolescente da casa, às 21h59, conforme atestam imagens coletadas pela polícia, a menina de 14 anos que fez o disparo pegou a maleta que estava em um sofá da sala e subiu para o segundo andar da casa.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA