Bragança recebe de volta monumento de São Benedito, padroeiro da cidade
A devolução de um dos maiores símbolos de fé dos bragantinos ocorre sete meses após o desabamento do monumento anterior.
O novo monumento de São Benedito, padroeiro do município de Bragança, no nordeste do Estado, foi inaugurado na noite desta quarta-feira (18), durante a abertura da Festividade de São Benedito, dentro do cronograma previsto pelo Governo do Estado. As obras foram iniciadas em setembro deste ano, através da cooperação técnica entre Secretaria de Cultura (Secult) e Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop).
O monumento segue as mesmas medidas da imagem antiga, com 16,5 metros de altura e 4 de diâmetro, e foi idealizado pelo artesão Valdeci dos Santos, vencedor do Concurso São Benedito de Arte Popular, que foi desenvolvido durante o mês de julho deste ano e, através de voto popular, os moradores de Bragança puderam escolher o protótipo de São Benedito que seria conteúdo no Mirante em tamanho real.
O evento de inauguração contou com a presença do governador Helder Barbalho e dos secretários de Estado de Cultura e de Obras Públicas, Úrsula Vidal e Ruy Cabral. Também estiveram presentes o prefeito de Tracuateua, Tamaris Cavalcanti, além de vereadores dos municípios de Bragança, Tracuateua e Augusto Corrêa.
"Esta foi uma promessa do governador, no sentido de construir uma nova imagem, o quanto antes. Trabalhamos durante três meses focados para devolvermos este espaço de grande representatividade à população. Estamos presentes desde maio no local e temos a alegria de, hoje, finalizar o projeto", informou Ruy Cabral.
Ao todo, foram investidos R$ 870 mil para a construção da imagem e revitalização total do Mirante de São Benedito, localizado na Vila de Camutá.
"Desde o momento em que a imagem antiga desabou, começamos a trabalhar para devolver à cidade o quanto antes este símbolo de fé. Sabemos que as festividades são sempre muito agregadas a economia positiva. Além de um símbolo importante, estamos potencializando a economia desta Vila de Camutá e de Bragança como um todo", comemorou Úrsula Vidal.
Além da construção da imagem, o Mirante foi revitalizado, com novas lixeiras e iluminação, e recebeu pintura nas cores azul e branca, seguindo as cores da Paróquia de São Benedito, localizada no Centro da cidade.
Devoção - Morador da Vila de Camutá há mais de 50 anos, o produtor de farinha, Benedito Padilha ou, como é mais conhecido, Seu Padilha, segue a tradição da família de oferecer, sempre nos primeiros dias de Festividade, comida gratuita aos fiéis que visitam o Santo neste período. "Eu nasci com um problema de saúde e a minha mãe pediu a São Benedito que eu me recuperasse, e hoje eu estou aqui contando essa história. Tudo que eu tenho, eu devo a Ele", disse.
O servidor público Adison Lucas também é morador da Vila e devoto do Santo Preto. "Esse monumento representa a fé da nossa população. O município só tem a ganhar, porque o Mirante é um dos nossos principais pontos turísticos", disse.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA