Complexo Feliz Lusitânia
"Feliz Lusitânia" era a denominação usada por colonizadores portugueses para o núcleo inicial do município de Belém, que depois de restaurado pelo Governo do Estado se transformou num complexo turístico no bairro da Cidade Velha.
Para quem visita o local, um dos principais atrativos é a vista privilegiada para a baía do Guajará do Forte do Castelo.
Além do Forte do Castelo, o Complexo Feliz Lusitânia é formado pela Praça Dom Frei Caetano, Casa das Onze Janelas, Museu de Arte Sacra (Igreja de Santo Alexandre), Catedral Metropolitana de Belém (Igreja da Sé e Palácio Episcopal) e Ladeira do Castelo (Rua Siqueira Mendes).
No local também está o Museu do Encontro, onde estão os vestígios arquitetônicos de vários períodos da fortaleza, além de objetos de cerâmica tapajônica e marajoara.
Outro destaque do complexo turístico é o prédio que deu lugar à Casa das Onze Janelas, originalmente projetado pelo arquiteto italiano Antonio Landi, no século XVIII.
No espaço, o visitante pode apreciar um grande acervo de arte contemporânea, importante referencial para as regiões Norte e Nordeste.
Também fazem parte do complexo turístico, porém localizados em uma área mais distante do núcleo inicial, o Museu do Círio, o Museu do Estado do Pará (MEP) e o Museu de Arte de Belém (MAB).
GALERIA
SERVIÇO
A área ao ar livre tem acesso gratuito e 24 horas por dia. Alguns espaços são pagos, sendo alguns dias da semana com entrada gratuita.
Horário de funcionamento:
• Terça a domingo das 10:00 às 20:00
• Feriados das 09:00 às 13:00
Informações: (91) 4009-8828
COMO CHEGAR
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA