O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, anunciou, nesta sexta-feira (5), que o processo de licitação do novo sistema de coleta e tratamento de lixo na capital está em fase de conclusão. A fala dele foi feita à imprensa na Aldeia Cabana, no bairro da Pedreira, durante o início da operação “Limpezão Emergencial", que fará serviços de limpeza na cidade.
Segundo Edmilson, a implementação desse novo modelo “será uma revolução” na cidade. “Estamos concluindo uma licitação. Possivelmente na segunda-feira (8) estamos anunciando a empresa vencedora e se instala em Belém um novo sistema de limpeza urbana e tratamento dos resíduos dentro dos padrões internacionais. E a população pode esperar isso, porque a solução foi planejada e a licitação obediente à lei, para que seja duradoura. Não houve problemas postos pela Justiça", disse ele.
"Eu até agradeci o Ministério Público (MP), o Tribunal de Contas (TCMPA) e o Poder Judiciário, que permitiram a conclusão da licitação. Mas, dentro da lei, como é um contrato muito importante, grandes empresas concorrem e entram na Justiça para tentar defender os seus interesses. Foram 12 decisões judiciais provocadas por concorrentes. É normal isso”, continuou.
Edmilson também acrescentou que a limpeza urbana é o principal desafio da gestão. “A saúde foi um problema devido à Covid. (...) Empresas faliram. A Justiça tirou 30 caçambas de uma das empresas. E isso não tenho responsabilidade como prefeito. Tudo isso implicou na cidade. Agora, é o momento de um grande mutirão, um ‘Limpezão’, como a equipe da Sesan (Secretaria Municipal de Saneamento) está chamando. Depois desse processo de mutirão, avançamos para anunciar, contratar e iniciar o novo sistema de limpeza urbana com a finalização da nossa licitação”, reforçou.