Belém recebe ações para minimizar os efeitos das marés altas
Além da capital, a Prefeitura também verifica os riscos de erosão nos distritos de Mosqueiro e na ilha de Cotijuba.
O período das chuvas intensas na capital acende o alerta também para o risco dos impactos das marés altas na cidade. A cidade já está recebendo ações para minimizar os efeitos das marés no entorno, além de emitir alertas a população para evitar ou reduzir os efeitos provocados pelas águas.
VEJA MAIS:
A Defesa Civil Municipal realiza o monitoramento da área das orlas de toda a parte baixa da capital. A tábua de marés foi divulgada pela Prefeitura de Belém do dia 3 ao dia 10 deste mês de janeiro. Além da capital, a Prefeitura também verifica os riscos de erosão nos distritos de Mosqueiro e na ilha de Cotijuba. Os alertas estão sendo divulgados nas redes sociais da Prefeitura de Belém e no portal de notícias.
Fortes chuvas e altas marés
O objetivo é alertar a população sobre os riscos de alagamento devido à coincidência entre maré alta e chuvas. No último sábado, 6, e domingo, 7, Belém registrou, em cerca de 10h, 116 .9 milímetros de chuva, o que corresponde a 30% de chuva para o mês de janeiro.
"Ressaltamos, que se coincidir maré alta com fortes chuvas, a probabilidade de alagamento na cidade aumenta consideravelmente, principalmente com um volume muito grande de chuva. Também aumenta a questão dos deslizamentos de massa, deslizamento de encosta e erosão nos distritos", explica o presidente da Defesa Civil de Belém, Claudionor Corrêa.
Ação
Na última sexta-feira (5), a prefeitura realizou uma grande ação de limpeza na cidade como parte das medidas adotadas. A ação contou com mais de 1.403 agentes de limpeza, 74 caminhões caçambas, 11 pás escavadeiras, 12 retroescavadeiras, 121 caçambas e 21 roçadeiras para recolher resíduos e limpar toda a cidade. A limpeza vai ajudar também a evitar alagamentos e possibilitar o escoamento mais rápido da água.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA