MENU

BUSCA

Visagens ganham atenção em ato cultural pelas ruas do Guamá neste domingo

Partindo do Cemitério Santa Izabel, Cortejo Visagento percorre várias vias do bairro esta noite

O Liberal

Visagens e assombrações tipicamente paraenses e histórias de arrepiar e lendas urbanas como a Moça do Táxi, a Cobra-grande, o Saci Pererê, o Curupira e outros ganham uma atenção mais especial neste domingo (31). O Dia das Bruxas em Belém vai ser marcado pelos arrepios e pela folia da terceira edição do Cortejo Visagento, que tem concentração programada para a partir das 18h, na frente do Cemitério Santa Izabel, no bairro do Guamá.


LEIA MAIS:
Conheça três pontos de Belém com histórias 'perturbadoras e macabras’

- As memórias da assombração de Josephina Conte, a 'Mulher do Táxi'
- O cemitério de Santa Izabel e o medo: histórias de assombração falam muito do Guamá
Lenda da cobra grande no Círio atiça imaginário popular

Dezenas de participantes devem fazer uma caminhada, fantasiados a caráter, pelas principais ruas do bairro do Guamá, como a José Bonifácio, a Pedreirinha, a João de Deus e a avenida Bernardo Sayão, onde tudo acabará. 

“A Passagem Pedreirinha é hoje o lugar de maior concentração de expressões culturais do bairro. Muitas dessa vias do Giamá deram sentido econômico para o território, no início da história local”, destaca um dos idealizadores do cortejo, Raimundo de Oliveira. Este ano a programação teve oficinas de produção de adereços e fantasias, além de apresentações. Ao longo do trajeto, paradas estratégicas serão feitas para a contação de histórias.

“Queremos mudar a perspectiva comum de que o Guamá é um lugar violento. Ele é um lugar violentado. Queremos colocar, também, para os moradores uma nova perspectiva para o envolvimento na transformação da comunidade. Falar sobre esse lugar de resistência, da positividade do bairro e de sua memória”, explica Oliveira.

O Cortejo Visagento foi criado pelo Espaço Cultural Nossa Biblioteca, com a colaboração de professores das escolas Barão de Igarapé-Miri e Frei Daniel. A ideia é reforçar a leitura, o sentimento de pertencimento e o orgulho da cultura paraense.


3º Cortejo Visagento
- Domingo (31), a partir das 19h
- Concentração no Cemitério Santa Izabel, bairro do Guamá
- Facebook: Espaço Cultural Nossa Biblioteca;
- Instagram: @ecnossabiblioteca
- Para ser um apoiador, basta entrar em contato pelo email: comunicacaoecnb@gmail.com, pelo telefone: (91) 3249-5270 ou fazer um depósito no Pix: ecnbiblioteca@gmail.com.

 

 

Belém