CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Vigília Pascal lota Catedral da Sé em celebração à ressurreição de Cristo

Uma das celebrações litúrgicas do período de Páscoa, Vigília Pascal ocorre na noite deste sábado (8)

O Liberal

Um dos ritos litúrgicos do período de Páscoa na Igreja Católica, a Vigília Pascal ocorre na noite deste sábado (8), em todas as paróquias, com programação própria. Na Catedral Metropolitana de Belém, a Catedral da Sé, localizada no bairro da Cidade Velha, centenas de fiéis participam da programação, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. A cerimônia é presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e tem transmissão ao vivo pela TV Nazaré e redes sociais. 

Conhecida como a “Mãe de Todas as Vigílias”, por ser considerada a maior celebração litúrgica, a Vigília Pascal é composta de quatro partes: Liturgia do Fogo, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística. O ato chega a ser concluído em cerca de quatro horas, quando é feito o “Anúncio da Páscoa”, ou seja, a ressurreição de Jesus Cristo. Na ocasião, é devolvido aos sacrários das igrejas católicas as hóstias consagradas, recordando que Cristo, após sua ressurreição, está de volta no meio dos cristãos.

Kassandra Gomes, defensora pública, de 46 anos, é uma das centenas de fiéis que lota a Catedral na noite deste sábado, junto ao marido, Aleksey, e ao filho, Heitor. Ela conta que a família participou de todas as celebrações ao longo da semana, mas que a Vigília Pascal tem um significado especial de gratidão. “É importante a gente recuperar isso das famílias se reaproximarem do que significa realmente a Páscoa. E nada melhor do que estar na Igreja da Sé, em uma celebração, e reforçando esse sentimento de gratidão a Deus pelo seu sacrifício maior por todos nós”, diz. 

image Kassandra Gomes, defensora pública, de 46 anos, é uma das centenas de fiéis que lota a Catedral na noite deste sábado, junto ao marido, Aleksey, e ao filho, Heitor (Fernando Assunção/O Liberal)

Gratidão é o que move a dona Odete Nazaré, aposentada de 94 anos, que, mesmo com dificuldades de locomoção, não deixa de participar de toda a programação litúrgica no período, uma tradição de mais de 60 anos. “Venho com a ajuda de meu neto. Não posso deixar de perder essa, que é uma das celebrações mais importantes porque lembra a ressurreição, depois de todo o sofrimento e da morte. Aqui, a gente revive esse sentimento de agradecimento pelo sacrifício de Deus, que entregou seu único filho por nós”, acredita a devota.

image Cátia Bispo, de 32 anos, missionária da Comunidade Católica Shalom, já ensina sobre a fé católica ao pequeno Rafael. Para ela, a Vigília Pascal celebra “a vida e ressurreição de Cristo, que venceu a morte, que venceu o mundo dos pecados e que vence a cada dia” (Fernando Assunção/O Liberal)

Cátia Bispo, de 32 anos, missionária da Comunidade Católica Shalom, já ensina sobre a fé católica ao pequeno Rafael. Para ela, a Vigília Pascal celebra “a vida e ressurreição de Cristo, que venceu a morte, que venceu o mundo dos pecados e que vence a cada dia”. “Cada tempo litúrgico na igreja é um tempo a ser vivido de uma forma diferenciada a cada ano. Todo ano a gente celebra a Semana Santa, o sentido não muda, mas o que Deus faz na minha vida é diferente do ano anterior. Esse ano, para mim, o sentimento é de desejo renovado por uma conversão e gratidão ao ressuscitado, que passou pela cruz e vence as minhas mortes todos os dias”, celebra.

Após a Vigília, haverá procissão do Jesus Ressuscitado no entorno da Praça Frei Caetano Brandão.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM