MENU

BUSCA

Viaduto da Alça Viária com a BR-316: última vistoria é realizada nesta segunda-feira (23)

A estrutura será entregue nesta terça-feira (24) pelo Governo do Pará

O Liberal

Nesta segunda-feira (23), foi realizada a última vistoria no viaduto que conecta a BR-316 à Alça Viária, em Marituba. O secretário de Infraestrutura e Transportes do Pará, Adler Silveira, titular do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), acompanhou, com a equipe do órgão, os ajustes finais para a entrega da estrutura, que ocorrerá nesta terça-feira (24), com a presença do governador Helder Barbalho.

O viaduto visa melhorar a fluidez e a segurança do trânsito na Grande Belém, facilitando o acesso de motoristas que vêm da Alça Viária para Belém sem necessidade de retorno, além de beneficiar aqueles que saem de Marituba em direção à Alça.

“Um equipamento com 720 e metros que garante a integração da região metropolitana e melhora a mobilidade para as pessoas que transitam nessa região", afirma o secretário Adler Silveira.

VEJA MAIS

A obra teve início com a assinatura da ordem de serviço pelo governador Helder Barbalho, em 14 de novembro de 2023. Um ano depois, o Estado vai entregar a obra antes mesmo do prazo previsto. No total, cerca de 200 profissionais atuaram de forma direta e indireta neste trabalho. 

A estrutura mede 720 metros de extensão, 14 metros de largura e tem 5,5 metros de altura da pista até as vigas. Sua estrutura possui nove pilares com suas respectivas fundações e 12 vigas que garantem a sustentação da estrutura, por onde passarão veículos leves e pesados.

O viaduto possibilitará ao condutor que vier da Alça Viária seguir direto para Belém, sem necessitar fazer retorno; e também que os condutores vindos de Marituba acessem o viaduto para seguir para a Alça Viária, sem fazer retorno, tornando o trajeto para todos mais ágil.

Mural de arte valoriza fauna e flora da Amazônia  

Além de levarem os condutores para a Alça Viária e a BR-316, as rampas dos viadutos viraram um mural de arte. Com a temática floresta na COP 30, o artista paraense Moisés Oliveira, escritor de "Graffiti" e morador de Marituba, cidade onde o viaduto foi erguido, criou o projeto e pintou a fauna e a flora amazônica nas paredes do muro.

Belém