MENU

BUSCA

Verão amazônico pede maior cuidado com as plantas 

Engenheira agrônoma dá dicas para “pais de plantas” de como cuidar das verdinhas nesse período de temperaturas altas

Bruna Lima

O verão amazônico já começou e a alta da temperatura preocupa muitos "pais de plantas", já que muitas passam por um processo de queima ou até a morte. É essencial tomar alguns cuidados específicos para garantir que o jardim fique saudável e bonito neste período. Aumentar a rega das plantas, mudar de local caso sejam plantadas em vasos e aumentar o reforço de adubos e vitaminas são algumas das estratégias de cuidados. 

VEJA MAIS 

Morar Bem: ter plantas dentro de casa garante mais qualidade de vida
Benefícios de investir em plantas foi tema do episódio do webinar Morar Bem

Sonhar com plantas: O que significa o sonho?
Veja algumas possíveis interpretações sobre sonhar com plantas

A reportagem do Grupo Liberal conversou com a engenheira agrônoma Maura Anjos, que explica que nesse período do verão amazônico a radiação solar fica mais intensa em cima das verdinhas e é necessário maior cuidado, como regar duas vezes ao dia quando se trata de plantas expostas ao ar livre. "As pessoas sempre perguntam sobre o horário de molhar as plantas e a gente explica que um bom horário é início da manhã e final do dia, mas para quem não tem essa disponibilidade, o importante é que essas plantas sejam molhadas duas vezes ao dia, independente do horário", destaca Maura.

Com relação as plantas de interiores, que não ficam expostas diretamente ao sol, elas precisam ser molhadas em dias alternados e é necessário tocar no adubo para verificar o grau de umidade. 

As plantas de maior porte se adaptam melhor ao clima quente, pois geralmente possuem um sistema radicular mais extenso e vão poder absorver melhor a água e, por isso, são mais resistentes. Os cactos, que não são da nossa região, são outro tipo de planta que também é resistente ao sol. "As plantas que têm batatas também conseguem reter mais água", acrescenta Maura.

Todos os anos, nesse período, Maura informa que envia uma carta aos clientes como forma de lembrar sobre os principais cuidados que os clientes devem ter com suas plantas. "Tem muitas plantas que são introduzidas em um jardim nesse período e, geralmente, elas são as que sofrem mais", pontua a engenheira.

Outra dica é a as plantas que estão em vasos de lugar. Essa mudança tem objetivo de proteger a planta da radiação do sol de forma direta. "Para quem mora em casa ou em apartamento tem essa possibilidade de movimentar as plantas nos vasos. Mas um ponto importante é para quem tem jardins e quer introduzir novas plantas precisa ter um cuidado maior nesse período do ano”, acrescenta.

É muito importante ter um sistema de irrigação. Para quem não quer investir muito, pode fazer o sistema com mangueiras perfuradas, que é ligado direto na torneira. Existem, também, os regadores, que possuem diversos tamanhos, mas necessitam do contato direto do responsável pelas plantas.

Caso as plantas estejam em situação complicada, a engenheira agrônoma sugere que os “pais de plantas” procurem o auxílio de profissionais, que pode ser um jardineiro, um agrônomo ou paisagista, que vai poder auxiliar nos cuidados da melhor forma.

Belém