MENU

BUSCA

Ventania causa destelhamento de casas no bairro do Sideral

Na tarde desta quarta-feira (11), a ventania causou transtorno aos moradores da rua Esperantista, no Sideral

Bruna Lima e Vito Gemaque

Uma ventania, na tarde desta quarta-feira (11), por volta de 14h30, causou um destelhamento no conjunto Sideral, bairro do Coqueiro, em Belém. Uma casa na rua Esperantista teve o telhado todo arrancado com a força do vento. As fiações foram atingidas pelos escombros de telhas e madeiras. Ninguém ficou feridos. Apenas danos materiais foram registrados.

Os moradores ficaram sem energia elétrica e serviço de internet banda larga. A Equatorial Energia e uma prestadora de internet trabalham para restabelecer a normalidade os serviços para o bairro.

De acordo com moradores, a chuva rápida de aproximadamente meia hora foi o suficiante para destelhar a casa na rua Esperantista. O imóvel de três andares, localizada próximo a rodovia Mário Covas, ficou praticamente sem cobertura. O vento levantou todas as telhas e a estrutura de madeira da residência.

Uma das testemunhas do incidente o comerciante Alexandre Magno, de 54 anos, mora há poucos metros da casa que foi destelhada. Ele estava que em casa na hora do ocorrido percebeu que se não fossem os fios elétricos e de telefone, o telhado poderia ter caído em cima da sua residência.

"Estava aqui na minha casa. O telhado voou completo. Se não fossem os fios elétricos e de telefone teria caído em cima da minha casa. Nós só ouvimos o barulho, porque tinha muita chuva e muito vento", detalhou o morador.

Segundo ele, após o telhado voar bateu nos fios de energia o que ocasionou um grande clarão e três fortes estrondos. "Deu uma explosão três vezes", confirma. "Os telhados todos saíram de lá. Voou todo até com a pernamanca. Nunca tinha visto um telhado sair assim. Já aconteceu aqui na minha casa de dar um vento e sair uma telha, mas não dessa forma com tudo sendo arrancado", falou surpreso. O comerciante também ficou sem internet, porém não teve prejuízos. 

O jovem William Oliveira, de 25 anos, trabalha numa venda de açaí há poucas casas de distância. Ele estava almoçando no quando a estrutura caiu no chão. "O barulho foi grande. A gente estava almoçando quando a luz começou a piscar umas três vezes. Logo depois ouvimos o barulho muito alto e todo mundo ficou sem energia", falou.

De acordo com os vizinhos, a casa pertence à uma professora, que não estava no local no momento do incidente. O último andar da casa não passava por nenhuma reforma e não estava sendo utilizado.   

A energia retornou após três horas de serviço, por volta das 18h. O conserto da fiação elétrica durou aproximadamente três horas. A equipe ainda trabalhava no conserto da iluminação da rua. Já a internet deve retornar apenas às 21h desta quarta-feira, duas equipes ainda trabalham no local. 

O técnico do provedor de internet Patrício Parente trabalhava na área com outros colegas para restabelecer o serviço. "Parou praticamente tudo aqui. O Sideral todinho e na Cabanagem, até os condomínios na Esperantista. Vamos ficar direto para fazer um novo cabeamento todinho. Subir a maioria que a gente puder", detalhou.

Belém