MENU

BUSCA

Veja quais tipos de boias não são recomendadadas para as crianças

Major do Corpo de Bombeiros do Pará faz alerta sobre boia ideal para garantir a segurança dos pequenos

Thaís Neves e Dilson Pimentel

O verão é sinônimo de lazer e diversão, principalmente para as crianças. Nessa época em que as temperaturas aumentam, brincadeiras em piscinas, praias e rios do estado se tornam bastante comuns, no entanto, é dever dos pais e responsáveis garantir que essas atividades aquáticas sejam seguras. Pensando na segurança dos pequenos e com base nas diretrizes do Corpo de Bombeiros do Pará, foi constatado que algumas boias não são recomendadas, pois elas não oferecem flutuabilidade e suporte adequado para a segurança das crianças.

Israel Souza, major do Corpo de Bombeiros, explica que a boia mais indicada é a que faz a proteção junto tórax e braço. “Esse tipo de boia vai dar a maior sustentabilidade e mais equilíbrio para criança na água do que outras boias que a gente costuma observar. O Corpo de Bombeiros não recomenda aquela que faz a proteção na linha de cintura, pois em qualquer momento até uma simples marola, pode fazer com que a criança vire e aí ela pode se afogar. Outras que só tem a proteção no bracinho da criança também não são indicadas, pois a criança por desequilíbrio também pode se afogar”, ressalta.

VEJA MAIS

Laudinéia Diniz, de 50 anos, contou que  pesquisou os tipos de boias e disse que vai comprar uma para a neta, de 4 anos, com quem irá neste fim de semana para Outeiro. Ela disse que verifica se a boia é segura, mas também reconheceu que desconhecia essa orientação do Corpo de Bombeiros. “Eu não sabia dessa recomendação. Eu verifico a marca do produto e se oferece uma boa segurança para as nossas crianças”, afirmou. “É importante ter essa divulgação para que a gente possa comprar um produto de boa qualidade e seguro”, completou. Laudinéia disse que também sempre fica perto da neta quando ela está usando a boia.

Veja quais boias não usar e qual a recomendada

Boia de rosca ou circulares, boias de bichinhos

Essas boias não são indicadas, pois a criança corre o riscos de virar e não conseguir sair da água.

Boias de braços

As boias de braços também não são uma boa ideia, pois elas podem sair dos braços da criança devido ao protetor solar e também limitam os movimentos.

Colete inflável

Este tipo de colete é contraindicado, pois se perfurado perde a flutuabilidade.

Colete salva-vidas de espuma

De acordo com o Corpo de Bombeiros, este é o mais ideal para manter a criança segura, pois este colete não perde a flutuabilidade , não é facilmente retirado e garante a segurança do pequeno.


 



 

 

Belém