MENU

BUSCA

Veja onde será a Avenida Liberdade, nova via que deve melhorar o trânsito na Grande Belém

O governador Helder Barbalho anunciou que as obras da nova via expressa começam na próxima sexta-feira (7/6)

O Liberal

A Cidade de Belém vai ganhar uma nova avenida, para funcionar como uma alternativa estratégica para condutores de veículos na área de entrada e saída do município. Anúncio nesse sentido foi feito, nesta segunda-feira (3), pelo governador do Estado, Helder Barbalho, por meio das redes sociais. As obras desse projeto serão iniciadas nesta sexta-feira (7), como disse o governador.

"Uma nova saída para a região metropolitana, uma das mais importantes obras de mobilidade urbana, saindo ali perto da Universidade Federal do Pará indo até a Alça Viária, sendo uma alternativa à BR-316", enfatizou Helder Barbalho.

Congestionamentos

Em março deste ano, O Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema) aprovou, por unanimidade, o parecer favorável sobre o projeto da avenida Liberdade, elaborado pela Câmara Técnica do Conselho. A reunião sobre o projeto, que ainda segue em fase de análise do licenciamento ambiental, ocorreu na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e contou com a presença de representantes de órgãos estaduais e de entidades da sociedade civil. O próximo passo será a emissão do parecer final sobre o licenciamento ambiental pelos componentes do Coema.

LEIA MAIS:

Veja as mudanças no trânsito da BR-316 devido às obras do BRT
Alterações valem até sexta-feira, 24, segundo o Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano

Fluxo de veículos saindo de Belém se intensifica na BR-316 neste feriado de Corpus Christi
O feriado prolongado aumentou a movimentação de pessoas em direção aos balneários e municípios do interior do Estado

A construção da nova avenida visa acabar com os congestionamentos na entrada e saída da Região Metropolitana de Belém (RMB), trecho que atrai uma média de 100 mil veículos por dia. A avenida terá 13,4 quilômetros de extensão, com três faixas em cada sentido, sendo cada faixa com largura de 3,6 metros e acostamentos com largura de 2,5 metros para cada lado, com faixas exclusivas para motociclistas e ciclistas, totalizando 28,05 metros de largura.

Além disso, terá passagens de fauna a cada 500 metros, o maior número por quilômetro do Brasil, além de barreiras de som para mitigar ao máximo o impacto ao bioma que ficará no entorno da rodovia. Serão construídos ainda postos de saúde e implementadas melhorias na infraestrutura nas vias de acesso às comunidades que também estarão no entorno da via. 

 

Belém