MENU

BUSCA

Veja como foi a exposição de aeronaves e a simulação de voo da FAB neste sábado, em Belém

A "Pantera do Exército", como é conhecida, foi a grande novidade da exposição

Mariana Azevedo

Neste sábado, (08), o Memorial da Força Aérea Brasileira na Amazônia (Fab), localizado na Base Aérea de Belém (Babe), realizou uma exposição de aeronaves que, pela primeira vez, trouxe uma Ação Cívico-Social (Aciso) junto à programação. Com o objetivo de promover a cidadania e o bem-estar à comunidade local, foram oferecidos serviços gratuitos de emissão de documentos, consultas médicas e coleta de doação de sangue.

O Comandante da Base Aérea de Belém, Coronel Aviador Rodrigo Goretti, diz que despertar a paixão pela aviação nos jovens, é um dos objetivos da exposição. "É um evento gratuito para a família vir conhecer um pouco das atividades que as forças armadas realizam aqui na região. Esses eventos que fazemos visam fomentar nos jovens a paixão pela aviação. Um dos nossos objetivos é mostrar a nossa rotina para que as pessoas tenham contato com nossas tripulações para entender um pouco mais da profissão dentro da força aérea brasileira", explica.

VEJA MAIS 

O estudante Cristian Rodrigues, de 19 anos, conta que desde criança sempre gostou de aeronaves, e por meio da exposição, resgata um pouco de suas lembranças. "Está muito legal a exposição, meus irmãos gostam muito de avião. Eles participaram do simulador. Me deu uma nostalgia vir aqui, porque quando eu era criança gostava muito de avião. Entre meus brinquedos sempre tinha aviões", relembra o estudante na fila para participar do simulador de voos.

As consultas médicas e os serviços de cidadania são realizados pelo Hospital de Aeronáutica de Belém (Habe) e pela Defensoria Pública do Estado do Pará. A doação de sangue é coletada na Unidade Móvel de Coleta do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), que está no local.

"Estamos com uma campanha bastante movimentada tanto do pessoal que faz parte da aeronáutica, como também da população no geral, que está vindo e fazendo sua doação hoje. Nossa expectativa é 100 bolsas de sangue, estamos com um quantitativo bom", diz Camila Medina, assistente social do Hemopa.

Nos demais sábados de cada mês, o Memorial continuará com a sua programação normal, com a exposição de aeronaves históricas, aberto ao público, de forma gratuita, nos mesmos horários. Durante os dias da semana, as visitações poderão ocorrer mediante agendamento prévio pelo e-mail memorialdafabnaamazonia@gmail.com. Informações sobre os próximos eventos poderão ser encontradas nos perfis das redes sociais do Memorial da FAB na Amazônia. Instagram: @amigosdomemorial.

Belém