Vacinação contra Influenza continua em Belém até o mês de julho; veja quem pode se vacinar
Medida foi tomada mesmo após o encerramento da campanha nacional no dia 31 de janeiro
Moradores de Belém poderão se vacinar contra a gripe Influenza até julho - é o que informa a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), que adotou a recomendação do Ministério da Saúde de continuar oferecendo a vacina até o término das doses disponíveis. A campanha nacional de imunização contra Influenza terminou, oficialmente, no dia 31 de janeiro. Atualmente, Belém dispõe de 279 mil doses nos postos de atendimento.
Até o dia 31 de janeiro, Belém alcançou uma cobertura vacinal de 48,07%, o que equivale a 244.577 doses aplicadas. A meta do Ministério da Saúde é atingir 90% da população, o equivalente a 508 mil pessoas. Ao longo do período da campanha, Belém teve vacinação nos postos de saúde, sete ações em shoppings em fins de semana, além de praças e feiras, e três dias "D" de vacinação em todos os distritos.
A decisão do Ministério da Saúde de estender a vacinação nos estados da região Norte até julho considera a baixa cobertura vacinal alcançada, os estoques de vacinas e as estratégias adotadas pelas secretarias de saúde.
VEJA MAIS
Quem pode tomar a vacina?
A campanha de vacinação foi iniciada em setembro de 2024 e, no início, teve como público-alvo:
- gestantes,
- puérperas,
- idosos,
- crianças,
- povos indígenas que vivem em seus territórios,
- trabalhadores da saúde,
- entre outros grupos.
Agora, qualquer pessoa a partir de 6 meses pode se vacinar.
Qual é a vacina?
A vacina utilizada é a trivalente, ou seja, protege contra as três cepas de vírus da gripe que mais circulam no Brasil. A população pode procurar o imunizante nas salas de vacinação dos postos de saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Quem tomou a vacina na campanha anterior, que se estendeu até fevereiro de 2024, deve tomar a vacina novamente, conforme orientação do Ministério da Saúde.
Veja os locais de vacinação:
- Salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs): de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
- Unama, na avenida Alcindo Cacela, 287, bairro do Umarizal, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
- Fibra, na avenida Gentil Bitencourt, 1144, bairro de Nazaré, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
- Unifamaz, na avenida Visconde de Souza Franco, 72, bairro do Reduto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
- Hospital do Exército, na rua Cônego Jerônimo Pimentel, 850, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
- Hospital da Aeronáutica, na avenida Almirante Barroso, 3492, bairro do Souza, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
- Hospital Naval, na rua do Arsenal, 200, na Cidade Velha, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h
Cobertura vacinal da campanha de 2024 registra aumento significativo
Em 2023, a campanha de vacinação contra a gripe em Belém vacinou 148.168 pessoas, o que representou uma cobertura de 28,50%. Em 2024, o aumento foi significativo, com a cobertura vacinal chegando a 48,07%.
A primeira ação do ano, realizada nos shoppings em 18 de janeiro, atraiu milhares de pessoas e, em apenas um dia, contribuiu para um aumento de 221% na vacinação contra a gripe na cidade.
Estratégia considera a realidade climática regional
Desde 2023, a estratégia de imunização na região Norte foi transferida para o segundo semestre, levando em conta as particularidades climáticas da região. Durante o inverno amazônico, que ocorre nessa época do ano, a circulação viral e a transmissão da gripe se tornam mais frequentes.
"Considerando as particularidades climáticas da nossa região, onde o período chuvoso se estende até meados de março e abril, é fundamental que tenhamos tempo suficiente para alcançar o maior número possível de pessoas. Com essa prorrogação, iremos intensificar nossas estratégias, reforçando a vacinação em diversos pontos da cidade e adotando novas ações para garantir uma cobertura vacinal ainda maior", afirmou o secretário municipal de Saúde, Rômulo Nina.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA