Túnel do Entroncamento será monitorado e sistema passará por manutenção para evitar alagamentos
Em momentos de chuva forte, o túnel alaga interrompendo o fluxo de trânsito e prejuízos para motoristas
A Prefeitura Municipal de Belém (PMB) iniciou nesta quinta-feira (09/01) o monitoramento do sistema de bombas do túnel do Entroncamento. A medida visa prevenir alagamentos na via, um problema recorrente que tem causado transtornos à população. Além disso, a gestão do novo prefeito, Igor Normando, anunciou a retomada das obras de manutenção no sistema de captação de águas pluviais do túnel.
"As obras de manutenção consistem na troca das três bombas, manutenção e desobstrução de quatro poços de visitas que estão dentro do túnel, manutenção do pavimento de concreto, além da manutenção e limpeza do poço de captação de águas pluviais dentro do DNIT", detalhou a prefeitura em nota.
VEJA MAIS
As fortes chuvas que atingem a capital paraense têm frequentemente alagado o túnel, causando interdições no tráfego entre a avenida Almirante Barroso e a rodovia BR-316. Essa via é uma das principais via de acesso e saída entre Belém e Ananindeua. Os alagamentos também resultam em grandes congestionamentos na região, impactando a mobilidade urbana.
No dia 11 de dezembro, um ônibus da linha Paar – São Brás ficou preso em meio ao alagamento no túnel, sofrendo uma pane mecânica. Dezenas de passageiros precisaram ser resgatados pelo Corpo de Bombeiros.
O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) orienta que, em casos de alagamento no túnel, os veículos sejam desviados para as avenidas Augusto Montenegro e Pedro Álvares Cabral no sentido Ananindeua-Belém, e pelas avenidas Tavares Bastos e João Paulo II no sentido Belém-Ananindeua.
Outra alternativa é utilizar a via superior da avenida Almirante Barroso com a BR-316. No entanto, essa rota é mais estreita e frequentemente fica engarrafada.