TerPaz promove ações de segurança no bairro do Bengui
Reforço policial faz parte das ações do programa Territórios pela Paz
Antes, o Bengui, que tem aproximadamente 30 mil habitantes, contava com apenas uma viatura da Polícia Militar. Agora, são quatro, patrulhando as ruas 24 horas por dia, o que permitiu reduzir os índices de criminalidade no bairro.
A informação foi dada, nesta terça-feira (6), pelo comandante da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior. O aumento no número de viaturas vem desde janeiro deste ano.
Este reforço no policiamento, inclusive, ocorre por meio do projeto Territórios pela Paz (Terpaz), cuja base é na Delegacia de Polícia do Bengui.
LEIA MAIS:
- ESPECIAL: Mobilidade urbana e violência na periferia
- Polícia Civil cumpre de mandados de busca e apreensão no Bengui
Todas as instituições do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (SIEDS) estarão empenhadas no bairro para iniciar o primeiro ciclo do programa que é o choque operacional.
Haverá a atuação das policias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito, entre outros.
A presença das forças policiais permanecerá no bairro promovendo, também, o policiamento de aproximação com a população.
O projeto Territórios pela Paz já soma mais de 130 projetos envolvendo mais de 30 secretarias e órgãos públicos do Estado, que trabalham de forma conjunta.
Mandatos antes das ações
Titular da Segup, Ualame Machado disse que o projeto começa com um choque operacional, para cumprir mandados pendentes e com a intensificação do policiamento.
No ano passado, o Bengui registrou média de 123 homicídios por 100 mil habitantes, quando a média nacional é de 30 por cada 100 mil. "Hoje, é um dos bairros que menos têm ocorrências, principalmente de crimes violentos, letais", afirmou.
"Desde janeiro, reduzimos drasticamente os índices no Bengui", acrescento Ualame. "Com essa ação, esperamos reduzir mais ainda esses índices ", completou o coronel Dilson Júnior.
Um mês após esse choque operacional, chegam, de forma mais intensa, os serviços de saúde, educação, esporte, lazer, entre outros.
O secretário Ualame também pediu a colaboração da população, que pode fazer denúncias pelo 181 e não precisa se identificar.
Calendário
A chegada do reforço policial cumprirá um calendário até alcançar os sete bairros elencados para integrar os Territórios pela Paz.
Dia 28 de agosto o aparato de segurança será instalado no bairro da Terra-Firme; no dia 23 de setembro, no Guamá; e 16 de outubro, no Jurunas.