MENU

BUSCA

Solidariedade: arraial junino marca encerramento da festividade da Casa do Pão de Santo Antônio

Programação na Estação das Docas arrecadou fundos para obras estruturais da sede da casa, localizada no bairro do Guamá

Fernando Assunção

O arraial junino da Casa do Pão de Santo Antônio, realizado na noite desta terça-feira (13), marcou o encerramento da festividade da instituição, no dia do padroeiro da casa de acolhimento. Na Estação das Docas, em Belém, reuniram-se os idosos assistidos pela casa, além de seus familiares, voluntários, funcionários da instituição e pessoas solidárias à causa do evento, que teve como objetivo arrecadar fundos para obras estruturais da sede da Casa do Pão de Santo Antônio, localizada no bairro do Guamá.

A programação incluiu sorteio de brindes, vendas de artesanatos e comidas típicas, além de apresentações musicais. As cantoras Larissa Leite e Bia Dourado estiveram entre as atrações da noite e animaram o público com o repertório junino e regional. Elas destacaram a importância da iniciativa para o bem-estar dos idosos. “É muito legal participar disso e entender que a música consegue reunir tanta gente em prol de uma causa tão bacana”, disse Larissa. “E é um público muito animado, sempre dançando, acaba que a gente se diverte também”, contou Bia, ex-The Voice Kids, que ainda dividiu palco com Pinduca, Renan Andrade e mais. 

A dona Ocirema Mota, 80, moradora da Casa do Pão de Santo Antônio há 15 anos, aprovou o evento. A idosa enfatizou a seriedade do serviço prestado pela instituição e relembrou que a casa passou por dificuldades no período mais crítico da pandemia. “É muito importante essa ajuda, porque a casa se mantém principalmente com recursos impróprios. Diante da pandemia, a nossa instituição passou por alguns momentos difíceis, mas agora nós estamos conseguindo superar”, destacou. O seu José Domingues, 74, morador da casa há pouco mais de cinco meses, se divertiu no arraial: “Está ‘show de bola’, tudo muito bom, muito legal. Não tenho do que reclamar".

Segundo a terapeuta ocupacional Raphaella Loureiro, funcionária da casa há dez anos, promover acesso à cultura aos idosos é garantir qualidade de vida à "melhor idade". “Aqui é um evento maior, mas lá na Pão de Santo Antônio a gente sempre promove atividades como essas, com a ajuda de grupos externos que nos procuram para fazer atividades lúdicas, sociais, de educação e saúde. Porque o objetivo sempre é esse: dar qualidade de vida, é fazer com que o idoso esteja sempre à frente da sociedade e esteja de posse de tudo que é direito dele. Então, eu acredito que é de suma importância para como um todo, para o biopsicossocial, que é o nosso foco”, disse a especialista.

A diretora-presidente da Casa do Pão de Santo Antônio, Socorro Morgado, contou que o evento superou as expectativas da organização. A campanha financeira levantada pelo arraial junino buscou levantar fundos para a conclusão da obra do muro da Casa do Pão de Santo Antônio, que cerca os dois blocos de apartamentos onde os idosos descansam. "Nós estamos muito animados com a procura que teve o nosso evento. Hoje, o espaço está lotado, super alegre, e o melhor é que toda a renda daqui será direcionada para as obras estruturais da casa, que já estão em andamento, mas precisam ser finalizadas", explica a porta-voz. 

Programação

Desde o último dia 31 de maio, a Casa do Pão de Santo Antônio realizou a trezena dedicada ao santo casamenteiro e das causas cotidianas. A programação começou com a tradicional missa e coroação de Nossa Senhora, e se estendeu até a segunda-feira (12), com orações e missas diárias. Já nesta terça-feira (13), uma procissão pelos arredores da casa e a missa, ministrada pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, encerrou a programação religiosa, que foi comemorada no arraial junino na Estação das Docas.

Sobre a Casa do Pão de Santo Antônio

A Casa do Pão de Santo Antônio foi fundada em 1930 e, atualmente, atende 70 idosos, com serviços que incluem assistência em tempo integral e atendimentos médicos em diversas especialidades, além de atividades como hidroginástica, musicalização, leituras e espiritualidade. A instituição também oferece sete alimentações diárias e arca, a partir da doação solidária e voluntária de parceiros, com despesas com folha de pagamento, manutenções e obras necessárias para manter o espaço adequado para prestar o melhor serviço à terceira idade.

Belém