SeMOB prepara ações em conscientização à Semana Nacional do Trânsito
Este ano, a campanha nacional tem como tema "No trânsito, sua responsabilidade salva vidas"
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) realiza, entre os dias 18 e 25 de setembro, a programação municipal da Semana Nacional de Trânsito. Com o tema "Ver e Ser Visto", a campanha tem o objetivo de orientar e conscientizar a população com ações de cidadania e educação.
Em Belém, a extensa programação será realizada com diversos órgãos públicos e instituições privadas. No primeiro dia (18), em um shopping localizado na avenida Senador Lemos, no bairro da Sacramenta, haverá abordagens sobre a educação no trânsito com orientação sobre comportamento seguro e ações pedagógicas. Neste dia, o público pode emitir a credencial de estacionamento preferencial para pessoas idosas e pessoas com deficiência.
Além disso, em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Belém (Setransbel), serão oferecidos os serviços de emissão de Passe Fácil Estudantil (meia-passagem), Passe Fácil Especial (Pessoa com deficiência) e Passe Fácil Sênior (idosos a partir de 60 anos).
Em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), a programação continua com os serviços de testagem rápida para doenças virais, como HIV e hepatite B e C. A Fundação Hemopa é outro parceiro que estará presente no primeiro dia com campanha de doação de sangue, através de sua unidade móvel.
Pedestres e ciclistas em foco nas ações
Os próximos dias serão marcados por palestras educativas. No domingo (19), a partir das 8h30, na avenida Pedro Álvares Cabral, a superintendência promove a ação “Pedestre Consciente”. Com o objetivo de orientar o pedestre na travessia correta na faixa de pedestre.
Na segunda-feira (20), é a vez dos ciclistas. Na avenida Augusto Montenegro, próximo da rua da marinha, uma blitz será organizada sobre comportamento seguro e uso dos equipamentos de segurança para quem utiliza a bicicleta como meio de transporte. As atividades serão realizadas apenas pela manhã, de 07h às 10h.
A Semana Nacional de Trânsito é realizada anualmente, sempre nos dias 18 a 25 de setembro. Este ano, o tema "No trânsito, sua responsabilidade salva vidas" é para alertar a sociedade acerca dos deveres que cada um tem para preservar a vida e evitar acidentes de trânsito. O tema da SeMOB, "ver e ser visto", é para intensificar a consciência de todos, principalmente daqueles que estão sob o volante. Pedestres, ciclistas, usuários de ônibus e pessoas com deficiência precisam ser vistos e respeitados por quem quem conduz um meio de transporte.
Até o encerramento da programação, no domingo (26), a superintendência ainda promoverá outras atividades e foco em públicos vulneráveis. O evento contará com diferentes ações em vários pontos da capital e destinados a vários setores. Com isso, através da distribuição de panfletos educativos, busca-se um trabalho de conscientização com a população e sobre a importância de boas práticas no trânsito.
Principal objetivo da campanha é sensibilizar pessoas, diz Semob
A chefe de Divisão de Educação para o Trânsito, Tatiane Pinheiro, esclarece que o principal objetivo da Semana Nacional de Trânsito é de sensibilizar as pessoas para a responsabilidade que cada um tem que ter no trânsito.
"A SeMOB tem como proposta chamar a atenção sobre a importância da mudança de atitude de todos. É fundamental ter a consciência de que os mais fortes precisam proteger os mais fracos e que todos nós, de alguma forma, assumimos no trânsito o papel de motorista, de motociclista, de ciclista e de pedestre. Portanto, é importante entender que pela segurança de todos à regra principal é valorizar a vida, adotando novos comportamentos e respeitando ás leis de trânsito e às normas de circulação e conduta, esse é o dever de cada um de nós" explica Tatiane.
Em parceria com a Prefeitura de Belém e a Sesma, o Dia Mundial Sem Carro será celebrado na quarta-feira (22). É uma campanha educativa digital nas mídias e redes sociais para conscientizar a população sobre o uso de outros modos de deslocamento como: o transporte público, a bicicleta e o compartilhamento em automóveis, uma forma de tornar o trânsito um local mais inclusivo, eficiente, eficaz a todos e menos poluente.
(Karoline Caldeira, estagiária sob a supervisão de Victor Furtado, coordenador do Núcleo de Atualidades)