MENU

BUSCA

Semec discute protocolo para retomada das aulas na rede pública de ensino de Belém

Na sexta-feira (12) o prefeito Zenaldo Coutinho disse que volta às atividades não tem data determinada

Redação Integrada

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) está analisando como será realizada a volta das atividades presenciais em Belém. Até o momento não há definição sobre quando as atividades serão retomadas na rede de ensino municipal, conforme disse o prefeito Zenaldo Coutinho na sexta-feira (12), mas segundo a Semec, o plano de contenção e prevenção à covid-19 nas escolas já está em fase e elaboração. 

Gestores da rede municipal de educação participaram de reuniões no Centro de Formação de Professores (CFP), para montar um plano de medidas sanitárias e de distanciamento para as mais de 200 unidades escolares que atendem mais de 70 mil alunos. As medidas estão sendo elaboradas pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), que está trabalhando no plano de contenção e prevenção da Covid-19 dentro das escolas municipais. As reuniões ocorreram na terça e quarta-feira, dias 9 e 10, com a presença de diretores e coordenadores de educação infantil e fundamental, em grupos pequenos.

Medidas - “Dentro da lista de medidas de prevenção, que ainda está sendo formalizada, constam as ações de desinfecção de escolas com pulverizações; tendas de desinfecção na entrada e saída dos alunos na escola; controle de temperatura; instalação de pia na frente das escolas; entrega de máscaras; lavagem de mãos monitoradas; organização do fluxo de pessoas no espaço escolar; formulário de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 nas escolas; merendas dentro da própria sala de aula; arejamento das salas, entre outros”, explicou Socorro Aquino, secretária municipal de Educação. 

Uma “Cartilha de boas práticas de higiene e prevenção à Covid-19” está sendo elaborada pela equipe técnica da Diretoria de Educação da Semec, com os gestores da rede municipal de educação. No manual, constam explicações didáticas sobre como é transmitido o novo coronavírus, boas práticas gerais de higiene e prevenção e medidas de prevenção nas escolas. A cartilha será entregue aos professores e alunos da rede municipal de ensino.

As aulas nas escolas municipais estão suspensas desde o dia 18 de março, por determinação do Decreto Municipal número 95.955, como medida para conter a propagação do novo coronavírus. A previsão inicial da Semec era para que o retorno das aulas presenciais fosse realizado no dia 16 de julho, mas a retomada dependerá dos números epidemiológicos da covid-19 na capital. 

 

Belém