MENU

BUSCA

São João Bosco será homenageado com uma carreata em Belém neste domingo (30)

Fiéis celebram o Padroeiro da Juventude no bairro do Reduto e em Ananindeua

O Liberal


Nestes tempos desafiadores da pandemia da covid-19, em especial para os jovens no mundo, dadas as alterações nos estudos e convivência em geral, além dos óbitos, a figura de São João Bosco, fundador da Congregação Salesiana, ganha relevo, a ponto de este personagem da Igreja Católica ser alvo de homenagens na Arquidiocese de Belém neste final de semana e na segunda-feira, em 31 de janeiro, dia dedicado ao santo. Na Capela do Colégio Dom Bosco, no bairro do Reduto, a festividade começou no dia 23 e prosseguirá até na segunda-feira, após a realização de uma carreata neste domingo (30). 
A programação neste domingo começará com a celebração de missa às 7 horas. Em seguida, será realizada a carreata pelas ruas dos bairros do Reduto, Campina e 
Nazaré, com a imagem de São João Bosco. Serão adotadas medidas de segurança sanitária (contra a covid-19), e a carreata visa levar as bênçãos de saúde a famílias diante do agravamento dos casos de covid-19 e gripe em Belém.
Essa manifestação de fé terá seu percurso começando na travessa Benjamin Constant, e, depois, seguindo pelas vias Ó de Almeida, Piedade, Governador José Malcher, Assis de Vasconcelos, Oswaldo Cruz, Presidente Vargas, Avenida Nazaré, Quintino Bocaiúva, Boaventura da Silva, Doca de Souza Franco, Rua Belém (ao lado do Porto Futuro), Rui Barbosa e Tiradentes, retornando ao Colégio Dom Bosco.
Na segunda-feira (31), Dia de São João Bosco, a Missa Solene na paróquia será presidida pelo bispo auxiliar de Belém, dom Antônio de Assis Ribeiro, que também por vocação tem a inspiração salesiana.
Ananindeua
A festividade na Igreja de São João Bosco, pertencente à Paróquia Nossa Senhora das Graças, no Município de Ananindeua, teve início no dia 23, com o tema "Com Dom Bosco, aprender a comunhão, a participação e missão". A programação conta com missa sempre as 17h30. Já neste domingo (30), será celebrada missa com Bênção das Famílias às 8 horas e às 17h30. Na segunda-feira (31), a Missa Solene será celebrada às 19h horas e presidida pelo pároco Francisco Alves de Lima.
"São João Bosco atuou com proximidade, empatia, para acolher os jovens, com atenção especial para os jovens em situação de vulnerabilidade", pontua padre Francisco Alves Lima, pároco de Nossa Senhora das Graças. "O desafio para os jovens hoje é dispor de referenciais significativos, acreditar nas suas potencialidades para olhar o futuro com esperança", destaca padre Francisco. Ele acrescenta que esse trabalho de Dom Bosco continua por meio da Família Salesiana em 130 países. 
A Arquidiocese de Belém reforça que todas as celebrações nas paróquias regem os cuidados previstos nas orientações pelas autoridades sanitárias e orientações da própria Arquidiocese em combate à covid-19. Essa iniciativa abrange o uso permanente de máscaras e disponibilização de álcool em gel, número maior de missas e transmissão da programação pelas redes sociais das paróquias.
Dom Bosco faleceu em Turim, na Itália, em 32 de janeiro de 1888. Ele foi beatificado em 1929 e canonizado pelo papa Pio XI, em 1934. São João Bosco foi um sacerdote católico italiano.

Belém