Ruas do centro de Belém alagam com a subida da maré neste sábado (16/11)
Motoristas e pedestres enfrentaram dificuldade para trafegar em pontos de alagamento
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um ponto de alagamento na rua Municipalidade, no bairro do Reduto, em Belém, na manhã deste sábado, 16. Nas imagens, o condutor de um carro parece ter sofrido prejuízos com o veículo, parcialmente imerso na água. O problema aconteceu devido à maré alta registrada no final da manhã.
De acordo com informações do capitão Eduardo, do Centro Integrado de Operações (Ciop), outro ponto da cidade apresentou o mesmo problema: a avenida Boulevard Castilhos França, próximo à Estação das Docas.
"Tem muita água no local e os veículos passam com dificuldade. Isso está gerando uma lentidão no trânsito, mas não há registro de acidentes", informou o capitão por volta de 12h30 deste sábado.
Segundo a tábua de marés, foi registrada a maré alta por volta das 11h16 neste sábado, atingindo a marca de 3,4m. Outro pico está previsto para às 23h07, com uma altura ainda maior, de 3,7m.
Fenômeno 'maré de lance' é registrado em ilha
Ainda a respeito de fenômenos protagonizados pelos rios amazônicos, na noite da última sexta-feira, 15, na orla de Salvaterra, no Marajó, quem passou por lá registrou a 'maré de lance' - fenômeno que ocorre por influência lunar, comum na lua cheia e lua nova, provocando o aumento de amplitude da maré – quando a diferença entre a baixa e a cheia é maior.
Em vídeo que circula nas redes sociais, é possível observar que as ondas batem com força contra a orla de Salvaterra, avançando sobre a mureta de proteção.